Já decidiu onde vai passar as suas férias de fim de ano? Se escolheu as belas praias do Extremo Sul e Costa do Descobrimento, certamente está à procura de lugar para ficar!
É aí que muitas pessoas buscam casas de aluguel por temporada, ao invés dos hotéis. A opção agrada aos olhos por fatores como preço, localização e disponibilidade de itens para receber o seu grupo familiar, e mesmo, de colegas e amigos.
Mas é importante ficar atento a algumas dicas para que seu contrato não lhe traga dores de cabeça! Elencamos algumas com o auxílio de sites especializados:
1 – A proximidade da praia e de pontos comerciais
Se você ainda não visitou a cidade, verifique se a casa que pretende alugar realmente é próxima à praia e se a distância para pontos comerciais (farmácias, mercados…), geralmente localizados no centro da cidade, pode causar desconforto ao ter que se deslocar.
Outro ponto é: a rua é calma ou cheia de bares e som alto? Preveja à época.
2 – Condições estruturais da casa
Pode ser que, à primeira vista, pequenos problemas na casa não pareçam um grande problema, mas considere o tempo em que irá ficar hospedado e o desgaste por uso contínuo de chuveiro, descarga do vaso sanitário, torneiras, dobradiças, lâmpadas. Alerte também todos sobre o cuidado em preservar toda a estrutura.
Fique atento ainda a mofo, infiltrações, piso e telhado. Reparos devem ser solicitados ao dono imediatamente ao serem localizados.
3 – Disponibilidade de eletrônicos e eletrodomésticos, e móveis em geral
Veja com o locatário se os móveis da casa continuarão disponíveis. Muitos acabam tirando esses itens por medo de depreciação, mas isso precisa estar claro para ambas as partes. Converse.
4 – Pensa em levar seu bicho de estimação?
Você não precisa deixar seu animalzinho com outra pessoa. Comunique ao locatário sobre a presença de animais. A dica serve para determinados imóveis. Escolha um lugar com área ampla para não fazer o verão virar inferno pro seu bichinho.
5 – Fuja dos preços altos demais (e dos baixos demais)
Considere gastos extras do locatário caso ele peça valores antecipadamente, sabendo que isso é normal.
Preços abaixo do mercado podem ser ciladas. Busque preços em conta. Feche contrato de curto prazo – o papel é a garantia do quanto e por quanto tempo seu dinheiro será empregado.
6 – Tenha bom senso e seja esperto com sua galera
Caso pretenda “rachar” o valor total do contrato com amigos, juntar aquela galera e garantir uma diversão em grupo (muito mais animada), tenha cuidado com quem queira pagar depois. Confie, mas saiba que a responsabilidade com o dono é sua.
Divirta-se! Deixe sua dica nos comentários! Conte-nos a sua experiência…