Na noite de terça-feira (24), empresários de diferentes segmentos e convidados participaram do encerramento do Festival Gastronômico de Eunápolis 2024. Com o tema “Memórias à Mesa”, a 5ª edição, que terminou neste mês de setembro, atingiu resultados expressivos e consolidou ainda mais a cidade como um polo gastronômico no extremo sul.
Realizado pelo Sebrae e a CDL Eunápolis, com correalização da Abrasel e Senac, o festival contou com o patrocínio master da Veracel e Bahiagás, reforçando seu papel como motor da economia local.
Ao longo da edição de 2024, participaram 40 estabelecimentos com 54 pratos, e mais de 6.877 pratos criados especialmente para o festival foram vendidos, gerando um faturamento de R$ 287.655. Somando todos os pratos dos cardápios dos restaurantes participantes, o número de vendas chegou a 75.049, resultando em um faturamento total de R$ 2.169.030.
Alex Di Pasquale, presidente da Abrasel, destacou a importância do evento. “Tenho extrema satisfação de finalizar mais uma edição de um festival de sucesso numa cidade como Eunápolis, que demonstrou mais uma vez a potência da própria gastronomia, uma expressão gastronômica relevante e inovadora. O festival mostrou o quanto o povo de Eunápolis abraça a causa da gastronomia, fundamental para o desenvolvimento comercial da cidade”.
Rosemberg Pereira, presidente da CDL de Eunápolis, reforçou o impacto positivo do evento. “O Festival gera emprego e renda, conectando toda a cadeia do alimento, priorizando a agricultura familiar. Também colaboramos para o aumento nas vendas de todo o comércio local, beneficiando diversos setores”.
Além disso, Eliane Menezes, representante da Bahia na Comissão Nacional de Mulheres do Agro da CNA, enfatizou o progresso do festival ao longo dos anos. “A população recebeu o evento de braços abertos, e estamos no caminho certo, levando a cultura da nossa região e fortalecendo tanto a comunidade urbana quanto rural”.
O Sebrae, por meio de seu gerente regional Alex Brito, também celebrou os resultados. “Tivemos um incremento de 22% nas vendas em comparação ao ano passado, o que demonstra o crescimento e a importância do festival para a economia local. Esse evento não só gera empregos, mas também movimenta setores como material de construção e linha branca”.
O evento de encerramento foi uma celebração desse sucesso, com empresários e participantes comemorando o impacto positivo que o festival teve na cidade.
Para Cória Monteiro, assistente de gerência do Senac de Porto Seguro, “o envolvimento de toda a comunidade e o sucesso do evento são motivo de grande felicidade. O Festival Gastronômico movimenta o setor econômico e traz novas oportunidades para os empresários”.
Alexandre Mendonça, gerente de Responsabilidade Social da Veracel, destacou a importância de conectar produtores rurais com comerciantes. “Estamos felizes de contribuir com esse festival que ajuda a movimentar a economia da cidade, gera empregos e fortalece a relação entre produtores e empresários locais”.
Com a cidade abraçando a gastronomia, o Festival Gastronômico de Eunápolis 2024 se despede deixando um legado de crescimento, inovação e muito sabor.
GALERIA