5ª Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa Idosa discute garantia de direitos

5ª Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa Idosa discute garantia de direitos
5ª Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa Idosa discute garantia de direitos. Fotos Ascom

A 5ª Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa Idosa – Território de Identidade Costa do Descobrimento aconteceu na manhã desta sexta-feira, 26, na câmara Municipal de Porto Seguro. O evento é de iniciativa do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, com o apoio da Prefeitura de Porto Seguro, por meio da pasta municipal de Assistência Social.

A mesa diretiva foi composta pela secretária de Assistência Social, Lívia Bittencourt, que representou a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira; representante da CEPLAN, Wilson Bittencourt; e o presidente do Conselho do Direito da Pessoa Idosa em Porto Seguro, Dilson José Azevedo e o vereador, Dilmo Santiago. Participaram idosos da região, representantes de entidades sociais e das secretarias municipais de Assistência Social das cidades de Eunápolis, Itabela, Santa Cruz Cabrália, Belmonte e Guaratinga, além de vereadores e servidores municipais ligados a trabalhos voltados à assistência Social.

A programação incluiu apresentações culturais. A primeira foi a cantora gospel, Tarsila Reis, que cantou Nunca Pare de Lutar. Em seguida, o grupo As Nagôs, de Belmonte, trouxe as danças e músicas de seus ritos ao evento. Posteriormente, uma poesia foi declamada pela idosa assistida pelo Cras Vila Vitória, Estefânia da Silva.

A palestra magna abordou o tema da conferência: Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas. Após a leitura e aprovação do regimento, houve organização dos grupos de trabalho que subdivididos por eixos e sub-eixos fizeram definições das proposições.

Na plenária para apresentação aconteceu discussão e aprovação das propostas deliberadas nos grupos de trabalho temáticos. O encerramento aconteceu após plenária para eleição estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, em Salvador.

Em nome da prefeita, Cláudia Oliveira, a secretária, Lívia Bittencourt, destacou o trabalho municipal nos Cras em prol do Idoso e da luta pela garantia de seus direitos. “Num momento em que vários conselhos estão sendo extintos, inclusive o voltado aos idosos, nós estamos lutando pelo fortalecimento do Suas, captação de recursos e por políticas públicas”, concluiu, frisando que a pessoa idosa merece, sobretudo, respeito e dignidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui