Durante os dias 20 a 23 de outubro aconteceu o 4º Aerofest em Porto Seguro. O evento é promovido pelo Fly Club e SKY Drean e reuniu pilotos de vários estados. Nem a chuva dos últimos dias ofuscou o brilho da festa.
“Considero que foi um sucesso porque foi muito bonito”, disse Deusa Almeida, da SKY Deam. Segundo ela, todas as atrações programadas puderam ser realizadas, como o espetáculo aéreo de um dos maiores pilotos acrobatas do país, Tike Bazaia, que surpreendeu a todos; a apresentação do grupo de capoeira Omo-Oya e a animação da Banda Abel Cheves, de Arraial D’Ajuda.
Deusa explica que a chuva atrapalhou os voos, mas, por outro lado, proporcionou maior interação entre os participantes. “Se não dá para voar, a gente conversa mais, dança mais, interage mais… fortalecendo os laços“, brinca Deusa. “Não podemos nos frustrar com o tempo. Os pilotos que vieram, mesmo enfrentando dificuldades, se divertiram muito’, afirma.
O evento contou com a participação 50 pilotos. 60 outras aeronaves, que já estavam inscritas, não puderam comparecer devido ao mau tempo.
Agradecimentos
A organização do 4º Aerofest agradece o apoio da BR Aviation, do Resort La Torre e a Prefeitura de Porto Seguro.
ENTUSIASTA PELA AVIAÇÃO
É assim que podemos definir o urologista Josdanei Carneiro Silva.
Dr. Josdanei, como é conhecido, voa desde 2007 e faz parte do Fly Club, um grupo de 15 amigos de Porto Seguro e região aficionados por voar, e que tem por objetivo promover e agregar mais pessoas a essa atividade.
Aerofest
“A chuva atrapalhou a questão da dimensão. Mas, em relação a qualidade, o encontro foi mais intimista e intenso”.
“O Aerofest já está consolidado. O objetivo do evento não é, ainda, gerar lucro financeiro. É concretizar a atividade”.
Sobre o apoio do empresariado ao evento, Dr. Josdanei disse que há uma certa timidez ou receio, por não conhecerem a proposta do evento. “Gostaríamos muito que o empresariado local participasse com ideias, parcerias e patrocínios”.
Dr. Josdanei expressa seu reconhecimento pelo trabalho desempenhado pelos proprietários da SKY Drean, Deusa Almeida e seu esposo Edson Sampaio, que também é instrutor de vôo.
‘Agradeço a todos que colaboraram, participaram e prestigiaram o evento”.
A liberdade de voar
Esse apaixonado pela aviação ressalta que voar não é uma atividade restrita a pessoas com alto poder aquisitivo. “É para todos, basta ter vontade”.
Oportunidade
Além do entretenimento e lazer, a aviação também deve ser vista como uma oportunidade de geração de emprego e renda e, consequentemente, desenvolvimento para Porto Seguro.
“A intenção é criar uma alternativa de turismo para a cidade”, declara Dr. Josdanei.
A promoção de eventos ligados a aviação atrai pilotos de todas as partes do Brasil, que viajam acompanhados da família e/ou amigos, que aproveitam a oportunidade para conhecer a cidade. Movimentam hotéis, bares e restaurantes. Movimentam a economia local.
Sendo bem recebidos, esses pilotos falarão sobre Porto Seguro a familiares, amigos e a outros colegas pilotos. É uma ferramenta de multiplicação.
Vivendo a vida
“Qualidade de vida é ter tempo e oportunidade para desenvolver outras atividades. Todo o cidadão deveria se envolver em uma atividade sem visar lucro. Mas, apenas pelo prazer e bem da comunidade”, finaliza.