Porto Seguro abre as portas para o 3º Encontro da Juventude Indígena Pataxó da Bahia, na Aldeia Mãe Barra Velha, nesta quinta-feira, 18. O evento, que se estende até 22 de julho, conta com o apoio da Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Turismo e Superintendência de Cultura, organizado pelo Conjubap, destacando-se pela valorização da cultura Pataxó e a integração da juventude.
Com o tema “Cortaram nossos troncos, mas não cortaram nossas raízes”, o encontro reúne cerca de 300 jovens das 40 comunidades indígenas do estado, reforçando a identidade cultural e preparando novas lideranças Pataxós.
A programação é recheada de atividades, incluindo uma Oficina de Saúde Indígena que aborda temas como Saúde Mental e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). A Prefeitura de Porto Seguro apoia o evento fornecendo uma equipe médica adicional para garantir o bem-estar dos jovens participantes, além de logística e infraestrutura.
O vice-prefeito Paulinho Toa Toa, representando o prefeito Jânio Natal, esteve presente na abertura oficial do evento, marcando o início das atividades.
A Prefeitura de Porto Seguro reafirma seu compromisso com a valorização da cultura Pataxó e a promoção de eventos que incentivem a integração e o desenvolvimento juvenil. “Este encontro destaca Porto Seguro como um centro de preservação cultural e apoio à juventude indígena, fortalecendo os laços comunitários e promovendo a inclusão social”, enfatiza o vice-prefeito, Paulinho Toa Toa.