Além dos elogios por parte do público a respeito da organização desta 35ª edição da Exposição Agropecuária de Teixeira de Freitas; a tradicional Expô, este ano, tem outro diferencial: o circuito de palestras denominado de “Semana do homem do campo”, que acontece durante três dias.
Na última quarta-feira (18), uma série de palestras marcou o dia, quando foram tratados desde “Planejamento, alimentação e manejo de bezerras” até “A viabilidade econômica no arraçoamento de vacas em lactação” (Os demais temas palestrados podem ser conferidos no quadro abaixo). Foi uma oportunidade valiosa para a ampliação dos conhecimentos pecuários.
Nesta quinta-feira (19), o especialista Virgílio Barbosa de Andrade discutiu um assunto de grande importância no setor, que é a “produção in vitro de embriões e suas aplicações na pecuária moderna”; uma vez que a pecuária tem atingido resultados positivos com o manuseio desta ferramenta biotecnológica, tornando-se indispensável para um evento deste porte a discussão a respeito desta temática. A demanda pelas novidades do processo de produção in vitro de embriões cresce na medida em que o próprio desenvolvimento científico e tecnológico desta área se aprimora com o passar dos anos.
Em seguida, é a vez de Alexandre Gessy, do Senar Central, falar de agronegócio, setor considerado o mais importante da retomada da economia nacional, uma vez que o segmento representa 21% do PIB brasileiro. Razão pela qual a sua palestra, intitulada “Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)” é de grande interesse pelo público que tem acompanhado o circuito de palestras. Ao longo de sua exposição, Alexandre Gessy discute a respeito dos meios que possibilitam uma integração em uma mesma área geográfica da atividade pecuária, das lavouras e da floresta, de modo que, com este sistema integrador, estabelece uma harmonia entre eles e, com isso, assegura o desenvolvimento de cada um de seus componentes.
Na próxima sexta-feira (20), diversas palestras fecharão o circuito com chave-de-ouro. Entre os temas a serem tratados estão a “Produção do cacau”, “Estratégias de comercialização do café”, “Qualidade e sustentabilidade na cafeicultura” e uma apresentação voltada à questão da sustentabilidade ambiental, intitulada “Agricultura e meio ambiente”.
Confira as palestras programadas da Semana do homem do campo:
Divulgação