32º Congresso Estadual do Comércio Lojista da Bahia supera expectativas

Aconteceu nos dias 18, 19 e 20 de agosto, no Centro de Convenções do Náutico Praia Hotel, o 32º Congresso Estadual do Comércio Lojista da Bahia. O Evento que teve como lema “Comérciomais forte e unido, Brasil mais desenvolvido”, reuniu lojistas e CDL’s de diversos municípios baianos.

A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades como o prefeito de Porto Seguro, Gilberto Abade, e o presidente da CDL Salvador e Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) da Bahia, Antoine Tawil, que conclamou a união do empresariado para o fortalecimento do comércio e união da categoria.

A anfitriã do evento, a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Seguro, Cecília Shizue Nakamura, foi bastante aplaudida pelos mais de setecentos participantes presentes após relatar em seu discurso de abertura as dificuldades que os lojistas atualmente enfrentam, dizendo: “Ser lojista em um país como o Brasil, que é compulsivo por criar regulamentações, normas e decretos, obriga o empresário a admitir na sua empresa um sócio informal chamado Estado. É exatamente esse Estado que fica com 1/3 da receita de cada lojista, obrigando cada um deles ao aprendizado difícil da sobrevivência no seu negócio… Ser empresário sempre foi na história do mundo um motivo de orgulho e de vitória pessoal diante das adversidades da vida, mas no Brasil somos equiparados a sonegadores e, portanto sujeitos a responder por crime tributário, quando na verdade, pagar os impostos de forma que o Estado exige nos transformou em escravos do negócio. Por que o nosso ICMS é maior, 50% maior do que de SP?” Cecília Nakamura comparou o empresariado brasileiro a heróis: “Ser lojista e empresário no Brasil é ser herói, é ser persistente continuamente, e por isso desejamos compartilhar conhecimentos.”E finalizou sugerindo união para o fortalecimento da classe na busca de seus objetivos. “Juntos somos fortes!”

O evento se estendeu pelos dias 19 e 20 de agosto e contou com a participação de renomados profissionais, como o jornalista Paulo Henrique Amorim que abordou aspectos econômicos e as tendências do varejo, o diretor de Riscos das Casas Bahia, Paulo Santos, que falou sobre concessão de crédito, o advogado Paulo Manso Cabral, do Instituto do Conhecimento, que ressaltou a importância do desenvolvimento de competências com o objetivo de alcançar um bom desempenho, dentre outros palestrantes que contribuíram para que o 32º Congresso Estadual do Comércio Lojista da Bahia fosse um sucesso. O show de encerramento, que aconteceu no Hotel Náutico Praia na noite de sábado, ao som empolgante da Banda 5%. Foi um momento de pura descontração e confraternização.


Fonte: Ascom da CDL de Porto Seguro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui