2º “Mamaço” incentiva o aleitamento materno em Teixeira de Freitas

As mães participam do mamaço no centro de Teixeira. Fotos: Elizeu Portugal/OSollo

A Semana Mundial do Aleitamento Materno está sendo comemorada em Teixeira de Freitas. Neste sábado (04), um grupo representativo de mães participou de um mamaço na Praça da Bíblia. A consultora materno infantil e de amamentação, fonoaudióloga pela UFMG, especialista na área materno-infantil, Mariana Pêgo, acompanhou as mulheres que amamentam os filhos.

“Eu não vejo ninguém esconder o rosto pra comer”

As mães compartilharam as experiências. “Eu fiquei muito entusiasmada em participar. Amo essa causa, é meu terceiro filho. Vejo que a amamentação é de Deus, porém as pessoas chegam falando que o bebê não está sustentando, as pessoas criticam por mostrar o seio. Eu não vejo ninguém esconder o rosto pra comer, sendo que o bebê está se alimentando. As críticas são as piores partes. Que deixem ser natural”, disse Fabiane de Almeida Santos, que veio de Itabatan e está na sua terceira amamentação.

“Qualquer ambiente é lugar para alimentar meu filho, sim”

É muito gratificante participar. Nós, que somos mães, passamos por muitas aflições, tanto pela amamentação, como a vida diária com o filho, principalmente para quem é mãe de primeira viagem. Não tive nenhuma experiência ruim por alimentar em público, mas já ouvi muitos relatos. É desconfortável, pois o bebê precisa se alimentar e não posso escolher a hora que ele vai ter fome e acho que qualquer ambiente é lugar para alimentar meu filho, sim”, falou Raíssa de Oliveira, mãe de Emanuel, com cinco meses e meio.

É a segunda vez que Teixeira de Freitas participa da Semana Mundial do Aleitamento Materno. Dessa vez, o público foi ainda maior que a primeira edição. Houve ainda sorteio de brindes, oferecidos por diversas empresas parceiras. A mobilização foi feita por grupos em redes sociais e com a hashtag #mamaçotx.

A consultora materno infantil e de amamentação, fonoaudióloga pela UFMG, especialista na área materno-infantil, Mariana Pêgo

Segundo Mariana, que atua com amamentação há 5 anos, “a ideia do nosso mamaço é chamar a atenção para esse ato tão importante que é a amamentação e torná-lo uma coisa natural para as mulheres em locais públicos. A gente quer continuar convidando todo mundo para as atividades realizadas e pedimos que estejam sempre ao lado de uma mãe, porque a gente precisa muito desse carinho”.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui