2ª edição do Cozinha Brasil chega a Eunápolis e a Belmonte

As inscrições para o Programa Cozinha Brasil, em Eunápolis, iniciaram no dia 08 e vão até o dia 19/08. Quem quiser participar gratuitamente do curso que ensina a donas de casas, profissionais e estudantes sobre a melhor forma de aproveitar os alimentos, deve procurar a Secretaria de Assistência Social, na rua Sete de Setembro, e fazer a sua inscrição, são 120 vagas. O curso será realizado em Eunápolis de 23 a 26 de agosto.

Já os moradores de Belmonte poderão participar do Cozinha Brasil no período de 29/08 a 01/04. As inscrições serão realizadas de 15 a 26/08, na Secretaria de Assistência Social, na rua Marechal Deodoro, 124.

O Cozinha Brasil está na região graças a uma da parceria entre Veracel, SESI e prefeituras municipais. Nesta 2ª edição do programa no Extremo Sul do estado, cerca de 480 pessoas dos municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Itapebi e Itagimirim já foram beneficiadas pelo curso.

No período de 23 a 29 de julho e de 01 a 04 de agosto, o trailler do Programa Cozinha Brasil fez sua passagem pelo Extremo Sul, atendendo, respectivamente, aos municípios de Itapebi e Itagimirim, proporcionando aos participantes conhecimentos sobre uma alimentação barata e de qualidade para toda a família.

Para a nutricionista do Sesi, Ana Amélia Laranjeira, os ensinamentos sobre educação alimentar e de aproveitamento integral dos alimentos são importantes para toda a família. Através deste curso, podemos mostrar quais os erros cometidos em casa e ensinar a importância de utilizar os alimentos, evitando o desperdício. Elas aprendem utilizar frutas e verduras no cotidiano de suas famílias, destacou Laranjeira.

Edileusa Porto Cabral, participante do curso em Itapebi, grávida há um mês, também aposta no curso para oferecer uma alimentação mais adequada a seu bebê e para conseguir uma colocação no mercado de trabalho. “Fiz o curso no ano passado e desde então mudei toda a minha alimentação. Agora que estou grávida resolvi reciclar meus conhecimentos para melhorar ainda mais a alimentação da minha família e do bebê. Espero que, com o término do curso, eu possa encontrar um emprego na área, melhorar a renda de minha família e dar o sustento ao meu filho.

A passagem do curso pelos municípios também está movimentando sonhos. É o que revelou Lucas Reis Brito, de 17 anos, ao destacar a motivação para a sua participação no Cozinha Brasil. “A partir dos ensinamentos da nutricionista pensei: quem sabe no futuro eu possa estudar mais, me qualificar ainda mais e assim venha ser um cozinheiro, um chefe de cozinha ou até mesmo um nutricionista, aposta Brito.

GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA NOS MUNICÍPIOS 

Durante a passagem pelos municípios, o programa Cozinha Brasil atendeu diversos participantes. Possibilitando geração de emprego e renda nos municípios, em Itapebi o programa já gerou frutos e possibilitou o ingresso no mercado de trabalho de diversos participantes. O secretário de Assistência Social, Abimael Rosa, reforça a importância do curso para a região. “Graças a essa ação, hoje temos profissionais trabalhando em Porto Seguro e Eunápolis. Além de proporcionar a donas de casas, merendeiras escolares e cozinheiras das unidades do município uma qualificação mais adequada sobre alimentação com qualidade, destacou Rosa.

INSCRIÇÕES

– Eunápolis, de 08/08 a 19/08, na Secretaria de Assistência Social de Eunápolis. (Rua 7 de setembro, 124 – Centro) / Telefone: (73) 3261-5525.

– Belmonte, de 15/08 a 26/08, na Secretaria de Assistência Social de Belmonte. (Rua Marechal Deodoro, 182) / Telefone: (73) 3287-2028.


Fonte: Ascom da Veracel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui