Entenda mensagem sobre tiroteio em ‘colégio Teixeira de Freitas’ que assustou o município

Entenda mensagem sobre tiroteio em 'colégio Teixeira de Freitas' que assustou o município
Foto: reprodução

Após a divulgação de notícias sobre ataques recentes a escolas em diversos locais do país, inclusive, com ameaças reais na Bahia; infelizmente, nasceu uma onda de divulgação de fake news.

Em Teixeira de Freitas, este desserviço sem precedentes tem criado uma atmosfera de medo e instaurando o pânico na comunidade.

Nas últimas horas circula, sobretudo, no WhatsApp, a mensagem “Tiroteio agora no colegio Teixeira de Freitas, a rua tá fechada pela polícia que invadiu a escola, 5 viaturas
Um aluno levou uma bomba e detonou na escola, 5 alunos feridoos
Colégio na Mouraria área da 2acipm”, acompanhada de vídeos e foto que evidenciam situações, de fato, aterrorizantes vivenciadas por estudantes.

Segundo especialistas, desconfie de mensagens compartilhada muitas vezes (o WhatsApp te dá essa informação); observe se há muitos erros de português e busque sempre informações de canais oficiais antes de espalhar uma notícia.

A mensagem em questão se enquadra em uma fake news, por que os vídeos são de diferentes momentos e, pelo menos, dois locais distintos e o texto tem bastante deslize ortográfico. Além disso, as aulas no Município de Teixeira de Freitas seguem normalmente, sem nenhum registro de ataque, bomba ou ameaça. Muitos creram se tratar do Colégio da Polícia Militar Anisío Teixeira, o que também não é verdade.

Vale destacar que reuniões ocorrem entre autoridades políticas e de segurança pública a fim de elevar a presença da PM nas ruas das escolas, bem como as instituições aumentaram os cuidados com a segurança no ambiente escolar, limitando, por exemplo, a circulação de pessoas.

Entenda:

Segundo levantamento da Rede Sollo de Comunicação, a origem desta notícia falsa pode estar em um caso ocorrido ontem, 13, em Salvador: Um aluno do Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas, na região da Mouraria, disparou fogos juninos no pátio da escola, onde estava sendo servido o lanche, provocando pânico em estudantes e trabalhadores do local.

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) foi acionada por volta de 10h da manhã, sobre um suposto disparo de arma de fogo no interior do colégio. Entretanto, ao chegarem lá, os policiais constataram que se tratava de uma bomba junina.

Os militares também encontraram todos os alunos concentrados no pátio do Colégio, fora da sala de aula, e em estado de pânico. Três estudantes ficaram feridos nos braços, decorrente da tentativa de fugir do colégio, com medo de um suposto ataque.

De acordo com a assessoria da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), os ferimentos foram causados por cacos de vidro de uma janela que os alunos quebraram na tentativa de escapar do suposto ataque.

Há no material que acompanha o texto da fake news, uma foto de um estudante ensanguentado, que seria um dos que se feriram, durante o pânico, na escola.

Um dos vídeos, o qual mostra muitos estudantes caminhando, assustados, no pátio, e eles usam uniforme da rede estadual baiana, nossa equipe apurou que pode ser este caso:

Entenda mensagem sobre tiroteio em 'colégio Teixeira de Freitas' que assustou o município
Foto: reprodução

Um estudante acabou ferido na manhã desta quinta-feira (13) no Colégio Estadual Vale dos Lagos, em Salvador, após o barulho de um carro na área externa da unidade escolar gerar pânico na comunidade. De acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias, o aluno tentou pular o muro e acabou ferido – as imagens circulam nas redes sociais estão retiradas de contexto.

Após o episódio, o Samu esteve no local para prestar atendimentos ao estudante ferido, que foi encaminhado a uma unidade de saúde, acompanhado pelos pais. O diretor do colégio tranquilizou a comunidade escolar e desmentiu informações falsas que atribuíam o episódio a um suposto ataque ao espaço de ensino.

Ainda dia 13, um estudante de 20 anos também tentou atacar colegas e professores com uma faca, dentro do Colégio Estadual Luiz José de Oliveira, no bairro Boca da Mata. Ninguém ficou ferido, no entanto, o agressor foi apreendido e alegou em depoimento que foi orientado e instigado a cometer o crime por meio de um aplicativo de mensagens.

Com isso, subiu para mais de vinte o número de pessoas envolvidas em boatos ou tentativas de causar pânico em escolas alcançadas na Bahia. Segundo as informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), entre os alcançados estão adolescentes e adultos.

É válido pontuar que o texto da mensagem não diz colégio DE Teixeira de Freitas, e, sim, Colégio Teixeira de Freitas, como é conhecido, naquela região, o Colégio Mário Augusto Teixeira de Freitas.

A Prefeitura Municipal divulgou nota. Leia na íntegra:

Mais uma notícia falsa circula nas redes sociais nesta sexta-feira (14). Desta vez, mensagens informam sobre um suposto tiroteio em uma escola da rede pública de Teixeira de Freitas.

A administração pública reitera que esta se trata de uma fake news disseminada com o intuito de estimular o pânico entre profissionais, pais e estudantes das unidades escolares.

Os meios de comunicação da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas exercem a checagem de notícias para o combate à desinformação. Entretanto, é necessário que a população receba todo e qualquer conteúdo com um olhar atento e crítico, sempre procurando fontes confiáveis e seguras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui