1º Seminário de Desenvolvimento Sustentável “Teixeira rumo a 2030” termina com propostas de esperança

1º Seminário de Desenvolvimento Sustentável "Teixeira rumo a 2030" termina com propostas de esperança
1º Seminário de Desenvolvimento Sustentável rumo a 2030 de Teixeira tem propostas de esperança. Fotos: Lenio Cidreira/OSollo

O encerramento do 1º Seminário de Desenvolvimento Sustentável rumo a 2030 aconteceu na manhã desta sexta-feira (11/05), no Espaço D, no bairro Monte Castelo. Durante três dias foram discutidas a temática do desenvolvimento regional trazendo uma série de possibilidades de transformar realidades positivamente, no caso das áreas marcadas por agudos índices de pobreza e falta de investimento privado e público em áreas essenciais como saúde pública, educação, infraestrutura e meio ambiente numa gestão horizontalizada, integrando políticas de natureza diversificada.

Estiveram presentes ao encerramento do evento o representante do prefeito municipal, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Flávio Guimarães, o coordenador regional do Sebrae, Alex da Silva Brito, o representante do presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas, o vereador Sargento Berg, o juiz Roney Moreira, o bispo diocesano Jailton de Oliveira Lino, representantes de entidades, vereadores, secretários, estudantes, servidores públicos e comunidade.

1º Seminário de Desenvolvimento Sustentável "Teixeira rumo a 2030" termina com propostas de esperança
Juiz Roney Moreira, um dos idealizadores do Seminário de Desenvolvimento Sustentável Teixeira rumo a 2030

Um dos idealizadores do Seminário de Desenvolvimento Sustentável “Teixeira rumo a 2030”, o juiz Roney Moreira, falou estar agradecido primeiramente a Deus, depois aos organizadores, à comunidade que veio assistir essas palestras, “trouxemos pessoas de longe pra transmitir pra nós experiências de suas cidades, seus municípios, seus estados, que deram certo, e queremos implantar aqui em Teixeira de  Freitas”.

Dr. Roney também comentou sobre os problemas do município. “O que eu entendo, com o devido respeito aos poderes públicos constituídos, aos prefeitos, vereadores, Teixeira de Freitas Extremo Sul da Bahia não está sendo administrada acompanhando a evolução do tempo, é preciso que a gente abra a mente, entendam, senhores gestores, que ninguém pode administrar o município sem estar contactado com a sociedade, foi o que nós ouvimos aqui, a sociedade tem que ser ouvida, nenhum município pertence ao prefeito, o prefeito é um empregado do município, e dos munícipes, e que ele tenha essa consciência e abra espaço para ouvir a sociedade e ver o que mais a sociedade necessita, reivindica, ele cumpra, principalmente com ética, transparência e abominando a corrupção”, concluiu o magistrado, um dos idealizadores do seminário.

1º Seminário de Desenvolvimento Sustentável "Teixeira rumo a 2030" termina com propostas de esperança
Bispo Diocesano dom Jailton de Oliveira Lino

O bispo diocesano dom Jailton de Oliveira Lino elogiou a qualidade das palestras e sobre os oradores, disse: “Acho que o nível dos palestrantes foi muito elevado, muito bom, penso que é uma riqueza muito grande pra cidade de Teixeira de Freitas e pra cidades circunvizinhas toda reflexão foi feita”. Ele ainda explanou sobre suas considerações com o seminário. “O investimento do seminário foi uma iniciativa muito boa, penso que aqueles que sentaram para organizar, demostram uma paixão muito grande pela cidade, isso é interessante, mas, percebo pouca adesão ao momento, ao seminário, não sei se pelo desestimulo que tem nos diversos setores, mas, acho que deveria aderir mais essa coisas, abraçar mais isso aqui, e daqui tirar ideias muito interessantes para a cidade, vejo a sociedade civil organizada um tanto desorganizada, mas, vejo também a classe política um tanto dispersiva nesse sentido, poderia unir mais as forças para pensar em nossa cidade, planejar a nossa cidade, organizar a nossa cidade, de maneira mais colegiada, de maneira mais unida, acredito que tudo que foi discutido aqui vai trazer esperança, poderemos sair daqui com muitos ideias para a cidade, vou sugerir, agora, no final, que saíamos daqui amarrando algumas coisas, isso não pode ficar só nas discussões, a gente tem que pensar o futuro 2030, mas, com os pés no presente”, finalizou dom Jailton.

1º Seminário de Desenvolvimento Sustentável "Teixeira rumo a 2030" termina com propostas de esperança
Alexandre Silva, diretor de prospecção de negócios e promoção de oportunidade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo da Bahia

Alexandre Silva, diretor de prospecção de negócios e promoção de oportunidade, representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo da Bahia, disse que “é muito importante que este seminário fortaleça ao grupo empresarial, aos políticos, à sociedade em comum, para ela desenvolver um mecanismo de crescimento econômico da cidade, porque existe um potencial, um potencial grande, então, ela precisa fortalecer, abrir novos caminhos, novas perspectivas, novas oportunidades para o município, para a economia, e gerando economia, com certeza, virão os empreendimentos, novos empregos, treinamentos para as pessoas, mão de obra qualificada. A maior questão mesmo é dar seguimento e fortalecer esse evento, para que aconteça outros como esse, para que a comunidade possa participar e ver a importância de um evento como esse”.

1º Seminário de Desenvolvimento Sustentável "Teixeira rumo a 2030" termina com propostas de esperança
Coordenador regional do Sebrae, Alex da Silva Brito

O coordenador regional do Sebrae, Alex da Silva Brito, comentou sobre a relevância dos temas trazidos nos três dias de seminário. “Foram muitas informações, poderemos copiar bons exemplos para trazer para Teixeira de Freitas, e, hoje, o último dia, então, já estamos com um grupo de pessoas, lideranças que já estão montando um grupo pra pensar em Teixeira de Freitas, assim como tem grupos nessas localidades que foram trazidas para o seminário, então, tem que sair algo de concreto desses três dias de emersão aqui nesse auditório e é o que a comunidade espera, precisamos sair com um encaminhamento, e um dos primeiros encaminhamento que estou vendo é esse grupo pensar Teixeira para 2030”.

O Sebrae foi um dos apoiadores do evento e, para Alex, “poderíamos ter mais envolvimento de algumas representações empresariais, sociais aqui de Teixeira de Freitas, mas, tivemos grupos representativos aqui nesses três dias, então, é uma avaliação muito positiva que eu faço do 1º Seminário de Desenvolvimento Sustentável rumo a 2030.  Finalizou Alex.

1º Seminário de Desenvolvimento Sustentável "Teixeira rumo a 2030" termina com propostas de esperança
Vereador Sargento Berg

O vereador Sargento Berg representou o presidente da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas no encerramento do seminário que, para ele, foi muito produtivo, “Teixeira de Freitas ganhou um presente no seu aniversário que foi a realização desse seminário, quero aqui agradecer aos mentores desse evento, dr. Roney Moreira, o bispo dom Jailton, às entidades de classes, parceiras que colaboraram com a realização desse evento, aos vereadores, à Câmara Municipal, aos palestrantes que vieram trazer um pouco do conhecimento das cidades e regiões deles, trazendo para Teixeira de Freitas esse projeto Teixeira rumo a 2030. Me sinto gratificado de estar nesse mandado nesse momento, estaremos deixando esse legado na história do nosso município, palestras na área de saúde, agronegócio, empresarial, industrial e serviço”. E ainda sugeriu que no próximo seminário “incluíssemos educação e segurança pública”, finalizou o vereador Berg.

Galeria de fotos:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui