A 1ª Copa Porto Seguro de Taekwondo, realizada pela Associação Pro Descobrimento, que mantém a Academia Porto Sport, aconteceu no último domingo (29/11), no Complexo de lazer Boca da Barra.
As competições contemplaram as categorias fraldinha, mirim, infantil e Juvenil. Mais de 150 atletas participaram, representando as cidades de Teixeira de Freitas, Mucuri, Salvador, Santa Cruz Cabrália e os distritos de Vera Cruz, Pindorama, Arraial d’Ajuda e centro de Porto Seguro, além da equipe de Belo Horizonte (MG). Cerca de 80 atletas assistidos pelo ProJovem de Porto Seguro também participaram.
A solenidade de abertura contou com a presença do presidente da Federação Esportiva Baiana de Taekwondo (FEBT), José Carlos Teixeira, e de seu vice, o mestre Márcio Mascarenhas; a psicóloga Tereza Reico, que falou em nome do secretário de Trabalho e desenvolvimento Social, Élio Brasil, que compareceu no período da tarde. Também prestigiaram a solenidade o diretor de esporte da Secretaria de Educação, Fábio Nascimento, o mestre Romildo Barbosa e representantes da Igreja Evangélica Videira.
Após o hasteamento das bandeiras Nacional, da Bahia e de Porto Seguro, sob os acordes do Hino Nacional Brasileiro, e de uma oração feita pela discípula da Igreja Videira, Ana Rita, a mesa de honra saudou os atletas, dando início às lutas.
O organizador do evento, o professor, Flávio Porto (2º DAN), que desenvolve trabalho social voltado a crianças em situação de vulnerabilidade social em Porto Seguro desde 2006, explicou que a iniciativa de se realizar essa copa é fortalecer o Taekwondo na região, ao mesmo tempo em que promover a integração das academias da região e estimular o espírito de atletas entre os praticantes.
A fim de propiciar condições para que os atletas pudessem dar o melhor de si durante as disputas, esse foi o primeiro campeonato a contar com tatame com metragem oficial. A equipe de arbitragem da FEBET foi contratada para estabelecer nível profissional à competição, com todos os rigores de pontuação desse esporte olímpico.
Resultado
A equipe vencedora foi a anfitriã Academia Porto Sport, do professor Flávio Porto; a segunda colocada foi a de Coroa Vermelha, comandada pelo professor Siri. A terceira colocação ficou com Minas Gerais e a quarta com Arraial D’Ajuda. Mais de 300 pessoas entre pais e amigos estiveram comemorando o resultado com os atletas.
Apoio
O evento contou com a parceria da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, e o apoio da Secretaria de Esportes e a de Educação. Além do patrocínio do vereador, Paulo Onishi (Toa Toa), que já há alguns anos tem acompanhado esse trabalho, dando suporte a viagens e despesas de atletas em outros eventos realizados no estado. Estiveram presentes ao evento, o vereador Marcos Rodrigues e Evaí Fonseca, representando a Câmara Municipal de Porto Seguro.
A organização do evento agradece ao apoio das empresas Clauseguros, Guaraton, Complexo de Lazer Toa Toa, Marmoraria SM, Esfiha e Cia.
Fonte: Verônica Menezes/Ascom da Prefeitura de Porto seguro