1º Colóquio das Academias de Letras da Bahia será neste sábado (21)

1º Colóquio das Academias de Letras da Bahia será neste sábado (21)
1º Colóquio das Academias de Letras da Bahia será neste sábado (21). Foto: ASCOM

Evento reúne representantes de diversos municípios em Salvador e tem apoio Fundação Pedro Calmon e Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia

A Rede de Integração das Academias de Letras da Bahia (Rica) anuncia o 1º Colóquio das Academias de Letras da Bahia, um encontro estratégico e institucional que reúne representantes das Academias de Letras dos municípios baianos. Sob a coordenação do acadêmico Aleilton Fonseca, o evento se propõe a ser um espaço vital para a troca de experiências e discussões sobre o acesso a recursos para difundir a literatura e a cultura baiana. A programação ocorrerá no próximo dia 21, no Portobello Ondina Hotel, na capital baiana.

A iniciativa é exclusiva para representantes das Academias de Letras dos municípios baianos e se configura como encontro estratégico para o fortalecimento de laços literários entre as diversas entidades, potencializando as ações culturais, sobretudo, as ligadas à literatura no território baiano. Os participantes terão a oportunidade de compartilhar estratégias, desafios e boas práticas para obtenção de apoios governamentais e de iniciativas privadas em prol do desenvolvimento cultural do estado.

Para o integrante da Academia Grapiúna de Artes e Letras, com sede em Itabuna e da Academia de Letras de Ilhéus, Efson Lima: “O encontro é mais uma oportunidade das academias de letras na Bahia se reunirem e refletirem sobre as diversas atuações de cada uma delas. Será um momento de prospectar novas possibilidades, possibilitando a promoção literária. As quatro principais academias do Sul da Bahia vão participar do evento”, aposta ele, que também é membro da coordenação executiva da Rica.

“O 1⁰ Colóquio é uma oportunidade ímpar para as Academias de Letras dos municípios baianos unirem forças, compartilharem conhecimentos e discutirem formas de acessar recursos que impulsionem a literatura e a cultura em nossa amada Bahia”, acrescenta Aleilton Fonseca, um dos coordenadores da atividade.

Agenda
Com momentos estratégicos, o colóquio terá apresentações sobre ações propostas pelas Academias, diálogos com a Fundação Pedro Calmon e comunicação das Academias, socialização de livros e autógrafos, entre outros.

9h – Abertura cultural do Colóquio
9h15 – Quadro geral das ações propostas pelas Academias
10h – Diálogo com a Fundação Pedro Calmon
10h20 – Pausa e Bate-papo do café
10h40 – Comunicações das Academias
12h-13h – Almoço – Confraternização cultural
13h – Socialização de livros e autógrafos
14h – Comunicações das Academias
15h20- Pausa e bate-papo do café
15h40 – Plenária final-Documento
17h – Encerramento cultural

Sobre a Rica

A Rica busca fortalecer o vínculo entre as Academias, promovendo a cultura e a literatura no estado. Além de Efson Lima, integram a comissão executiva os membros de diferentes entidades: Aleilton Fonseca, Maribel Barreto, José Carlos Vaz, Valmir Araújo e Mariângela Borba.

Serviço:
O que: 1º Colóquio das Academias de Letras da Bahia
Quando: 21/10, a partir das 9h
Onde: Portobello Ondina Hotel
Quanto: gratuito e exclusivo para convidados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui