Evento reúne representantes de diversos municípios em Salvador e tem apoio Fundação Pedro Calmon e Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia
A Rede de Integração das Academias de Letras da Bahia (Rica) anuncia o 1º Colóquio das Academias de Letras da Bahia, um encontro estratégico e institucional que reúne representantes das Academias de Letras dos municípios baianos. Sob a coordenação do acadêmico Aleilton Fonseca, o evento se propõe a ser um espaço vital para a troca de experiências e discussões sobre o acesso a recursos para difundir a literatura e a cultura baiana. A programação ocorrerá no próximo dia 21, no Portobello Ondina Hotel, na capital baiana.
A iniciativa é exclusiva para representantes das Academias de Letras dos municípios baianos e se configura como encontro estratégico para o fortalecimento de laços literários entre as diversas entidades, potencializando as ações culturais, sobretudo, as ligadas à literatura no território baiano. Os participantes terão a oportunidade de compartilhar estratégias, desafios e boas práticas para obtenção de apoios governamentais e de iniciativas privadas em prol do desenvolvimento cultural do estado.
Para o integrante da Academia Grapiúna de Artes e Letras, com sede em Itabuna e da Academia de Letras de Ilhéus, Efson Lima: “O encontro é mais uma oportunidade das academias de letras na Bahia se reunirem e refletirem sobre as diversas atuações de cada uma delas. Será um momento de prospectar novas possibilidades, possibilitando a promoção literária. As quatro principais academias do Sul da Bahia vão participar do evento”, aposta ele, que também é membro da coordenação executiva da Rica.
“O 1⁰ Colóquio é uma oportunidade ímpar para as Academias de Letras dos municípios baianos unirem forças, compartilharem conhecimentos e discutirem formas de acessar recursos que impulsionem a literatura e a cultura em nossa amada Bahia”, acrescenta Aleilton Fonseca, um dos coordenadores da atividade.
Agenda
Com momentos estratégicos, o colóquio terá apresentações sobre ações propostas pelas Academias, diálogos com a Fundação Pedro Calmon e comunicação das Academias, socialização de livros e autógrafos, entre outros.
9h – Abertura cultural do Colóquio
9h15 – Quadro geral das ações propostas pelas Academias
10h – Diálogo com a Fundação Pedro Calmon
10h20 – Pausa e Bate-papo do café
10h40 – Comunicações das Academias
12h-13h – Almoço – Confraternização cultural
13h – Socialização de livros e autógrafos
14h – Comunicações das Academias
15h20- Pausa e bate-papo do café
15h40 – Plenária final-Documento
17h – Encerramento cultural
Sobre a Rica
A Rica busca fortalecer o vínculo entre as Academias, promovendo a cultura e a literatura no estado. Além de Efson Lima, integram a comissão executiva os membros de diferentes entidades: Aleilton Fonseca, Maribel Barreto, José Carlos Vaz, Valmir Araújo e Mariângela Borba.
Serviço:
O que: 1º Colóquio das Academias de Letras da Bahia
Quando: 21/10, a partir das 9h
Onde: Portobello Ondina Hotel
Quanto: gratuito e exclusivo para convidados