1º Café Mulheres Valentes de Cabrália reuniu lideranças Pataxó de Coroa Vermelha

SAMSUNG CSC

Aconteceu no último sábado, dia 1º, na Aldeia Txihi Kamaywrá, o “1° Café Mulheres Valentes de Cabrália”, promovido por Kayrana Pataxó e que contou com diversas lideranças da comunidade indígena Pataxó de Coroa Vermelha.

Na pauta, a discussão por melhores condições para as mulheres das comunidades em Cabrália, a geração de emprego e renda e o enfrentamento dos problemas que atingem crianças, jovens e adolescentes, não só nas comunidades indígenas, mas em todo território.

Discussão por melhores condições para as mulheres

Presente no evento estava a candidata ao Conselho Tutelar de Santa Cruz Cabrália, Neila Katucia de Lima, conhecida por Neila Oliveira, empresária no ramo da beleza em Coroa Vermelha e que sempre deu sua contribuição na área social. Segundo Neila, esta será a grande oportunidade de Coroa Vermelha ter uma representante forte no Conselho Tutelar de Cabrália.

Seu objetivo, segundo ela, é realizar uma aproximação maior do órgão com as famílias da cidade para que enfrentem os diversos problemas de mãos dadas. Falou também sobre a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, que precisa de um estreitamento maior, principalmente quanto à comunicação e ação conjunta.

Colocou-se à inteira disposição para sugestões e aprovação de sua candidatura pelas mulheres presentes, momento em que foi aprovada e apoiada por unanimidade.

Também sobre a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente

Kayrana Pataxó, líder indígena naquela aldeia e que está à frente de diversos outros movimentos, ressaltou a importância do encontro e já deixou vários compromissos na agenda para o trabalho de fortalecimento dos vínculos entre as mulheres da cidade. Entre eles, a criação oficial do grupo AMUVA – “Avante Mulheres Valentes”.

Esta nova agenda se iniciou com uma visita e apresentação da candidata Neila aos líderes e moradores da aldeia Juerana logo após o encerramento do evento, como é possível ver nas fotos [abaixo].

Na oportunidade, ficou agendado um novo encontro feminino para o dia 27/06/2019, ocasião em que serão ofertados serviços de estética/beleza e de saúde (aferição de pressão, pesagem, etc), além de palestras e algumas capacitações.

A meta é, a partir do engajamento das mulheres, buscar forças no poder público e privado a fim de que sejam ofertados cursos e capacitações para possibilitar a formação dos moradores da aldeias e de toda Santa Cruz Cabrália, já que o movimento é aberto à participação de todos.

Maiores informações através do telefone (73) 99116-6117.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui