Capitais brasileiras e cidades do interior registraram, na manhã deste domingo (15), atos de apoio ao governo de Jair Bolsonaro. Capitais como Salvador, Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Belém (PA), Maceió (AL) e, diversos estados, registraram protestos pacíficos.
Apesar da orientação de autoridades da Saúde de vários estados e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para suspender a realização de eventos com grandes aglomerações para evitar a disseminação do novo coronavírus (Sars-Cov-2), apoiadores do governo não atenderam ao apelo.
Na quinta-feira (12), em pronunciamento em rede nacional, Bolsonaro afirmou que as manifestações marcadas para este domingo (15) deveriam ser repensadas diante do cenário de pandemia do coronavírus. O presidente havia dito que os movimentos eram “legítimos e espontâneos”, mas que não se podia colocar em risco a saúde da população em razão da pandemia de Covid-19.
Porém, neste domingo, em uma rede social, o presidente compartilhou vídeos de manifestações em cidades como Salvador, Belém e Brasília.
Bahia
Em Salvador, um grupo de manifestantes se concentrou no Farol da Barra e, às 11h, iniciou uma caminhada em direção ao Morro do Cristo. Algumas pessoas usavam máscaras. A maioria vestia as cores do Brasil e camisetas em apoio a Bolsonaro, muitos levavam a bandeira do país. A dispersão aconteceu por volta de 13h30.
Em Teixeira de Freitas, um grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro também participou do ato. A concentração ocorreu na praça da Prefeitura.
Informações: G1