O povoamento de Mucuri foi fundado em 1720, com a chegada na Aldeia Mucuri, de imigrantes alemães e suíços que vieram explorar o cultivo do café na área adjacente da foz do rio Mucuri. Mas em 1763, a sede do governo colonial foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro, ocorrendo a ascensão de outras regiões econômicas. Outros estados coloniais foram fundados, como Maranhão e Piauí, e muitas outras colônias autônomas também foram criadas e novos territórios foram administrativamente declarados independentes, a exemplo do nosso território que, por força da Carta Régia de 03 de março de 1755, teria a subdivisão alterada para Mucuri. Criando-se o município de Mucuri em 10 de outubro de 1769, com território desmembrado de demarcações denominadas pelo Estado que tinha sede territorial na capitania provinciana da segunda vila antiga de Porto Seguro.
Na Era Vargas entre 1930 e 1945, quando Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos e de forma contínua, numa época compreendida pelo Governo Provisório, o Governo Constitucional e o Estado Novo, ocasião de um divisor de águas na história brasileira, em razão das inúmeras alterações que Vargas fez no país, tanto sociais e econômicas quanto administrativas e territoriais, no entanto, Mucuri sobreviveu sem qualquer alteração na sua organização de governo municipal e ainda foi contemplado, obtendo a manutenção da sua independência cívica com a publicação da sua emancipação político-administrativa em 3 de março de 1931 e o nome “Mucuri” foi definitivamente oficializado e o município de Mucuri deixou em tese de ser governo provisório e foi constitucionalmente oficializado como Poder Executivo Municipal, quando seus intendentes deixaram de ser nomeados pelo governador da Bahia e passaram a ser prefeitos eleitos pela população.
Neste dia 10 de outubro de 2023, o município de Mucuri completa 254 anos de emancipação político-administrativa. Para o prefeito Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), que governa o município pela 3ª vez, nada mais justo que parabenizar o povo mucuriense, gente de bem, guerreira, honesta e batalhadora que, com seu trabalho diário, constrói o desenvolvimento do município e dentro das suas possibilidades não mede esforços na busca do crescimento e de melhores dias para esse município abençoado, buscando sempre novos projetos e aceitando o desafio de fazer mais e melhor.
Mensagem do Prefeito
“Almejo que cada munícipe seja um ponto de apoio na constante construção de uma Mucuri melhor, que através de valores sólidos ajudem a preparar as crianças e jovens para este processo contínuo de transformação que o nosso município vive atualmente. É necessário semear ações e colher conquistas, buscando no presente o futuro para que as conquistas da comunidade sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós quem fazemos o amanhã e que nossa perseverança é a luz que ilumina o caminho rumo a uma Mucuri mais justa e cidadã”, ressaltou Robertinho.
“Desejo um Feliz Aniversário a nossa querida Mucuri! Manifesto em primeiro lugar o meu orgulho de ser cidadão mucuriense, a qual por nada trocaria, onde contribuo com o meu trabalho de gerente da cidade para fazer deste município um lugar ainda melhor para se viver e ser feliz. Porque, além das suas belezas naturais, histórias incomparáveis e localização geográfica privilegiada, Mucuri é, acima de tudo, um lugar de gente de bem, acolhedora, amiga. Sei que não sou o único a me orgulhar de Mucuri. Por isso, divido essa alegria com todos vocês que se sentem da mesma forma. Sei que todos os mucurienses, nascidos nessa terra ou aqueles que a adotaram como sua cidade, zelam por ela e a defendem. Feliz aniversário, querida Mucuri! Parabéns pelos seus 254 anos de emancipação política!”, parabenizou o prefeito Robertinho.