10 curiosidades sobre o sol; veja

Foto: Reprodução/Veja

1. A luz do Sol demora 8 minutos e 18 segundos pata chegar até a Terra.

2. Sua temperatura chega a 5.500º C. Calcula-se que, em seu centro, o Sol tenha uma temperatura de 15 milhões de graus centígrados.

3. O Sol nasce sempre ao leste.

4. A distância entre o Sol e a Terra é de 149,45 milhões de quilômetros. Durante o inverno, o Sol fica 4,83 milhões de quilômetros mais perto da Terra.

5. As sombras dos objetos são maiores no inverno do que no verão.

6. O Sol pesa 1 milhão de vezes mais que a Terra. A distância de seu centro para a sua superfície é 109 vezes maior do que a de nosso planeta.

7. Às vezes, o Sol, a Terra e a Lua ficam alinhados. Quando a Lua se coloca entre eles, ocultando o Sol, temos um eclipse solar. Pela velocidade em que o Sol se move, é impossível que um eclipse solar dure mais que 7 minutos e 58 segundos. No eclipse lunar, a Lua entra na sombra da Terra. Na maior parte do tempo, a Lua passa acima ou abaixo da sombra porque a sua órbita tem uma inclinação de 5 graus em relação ao percurso descrito pela Terra em volta do Sol.

8. O Sol leva 200 milhões de anos para completar uma volta no movimento de translação que faz em torno da Via Láctea.

9. O Sol é apenas uma das mais de 200 bilhões de estrelas de nossa galáxia, a Via Láctea. Numa noite de céu aberto e sem lua, podemos contar até 2.500 estrelas a olho nu.

10. Fica a 30 mil anos-luz do centro de nossa galáxia. Para se ter uma ideia da distância: um ano-luz equivale a 9.460.5000.000.000 de quilômetros.

Fonte: Guia dos curiosos

2 COMENTÁRIOS

    • Bom dia!
      Segundo a Ciência moderna, não importa a distância. “É a inclinação do eixo da Terra, de 23,5 graus, que provoca as estações. Por causa dela, os raios do Sol incidem sobre diferentes regiões do planeta com maior ou menor intensidade”.

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui