1. A luz do Sol demora 8 minutos e 18 segundos pata chegar até a Terra.
2. Sua temperatura chega a 5.500º C. Calcula-se que, em seu centro, o Sol tenha uma temperatura de 15 milhões de graus centígrados.
3. O Sol nasce sempre ao leste.
4. A distância entre o Sol e a Terra é de 149,45 milhões de quilômetros. Durante o inverno, o Sol fica 4,83 milhões de quilômetros mais perto da Terra.
5. As sombras dos objetos são maiores no inverno do que no verão.
6. O Sol pesa 1 milhão de vezes mais que a Terra. A distância de seu centro para a sua superfície é 109 vezes maior do que a de nosso planeta.
7. Às vezes, o Sol, a Terra e a Lua ficam alinhados. Quando a Lua se coloca entre eles, ocultando o Sol, temos um eclipse solar. Pela velocidade em que o Sol se move, é impossível que um eclipse solar dure mais que 7 minutos e 58 segundos. No eclipse lunar, a Lua entra na sombra da Terra. Na maior parte do tempo, a Lua passa acima ou abaixo da sombra porque a sua órbita tem uma inclinação de 5 graus em relação ao percurso descrito pela Terra em volta do Sol.
8. O Sol leva 200 milhões de anos para completar uma volta no movimento de translação que faz em torno da Via Láctea.
9. O Sol é apenas uma das mais de 200 bilhões de estrelas de nossa galáxia, a Via Láctea. Numa noite de céu aberto e sem lua, podemos contar até 2.500 estrelas a olho nu.
10. Fica a 30 mil anos-luz do centro de nossa galáxia. Para se ter uma ideia da distância: um ano-luz equivale a 9.460.5000.000.000 de quilômetros.
Fonte: Guia dos curiosos
Prezados Senhores
Gostei muito desta matéria. Mas, ficou uma dúvida sobre a curiosidade nº 4. Se no inverno, o Sol fica 4,83 milhões de quilômetros mais perto da Terra, como pode ser mais frio? Não deveria estar mais quente?
Aguardo seus esclarecimentos
Atenciosamente grato!
Boanerges Padua
Bom dia!
Segundo a Ciência moderna, não importa a distância. “É a inclinação do eixo da Terra, de 23,5 graus, que provoca as estações. Por causa dela, os raios do Sol incidem sobre diferentes regiões do planeta com maior ou menor intensidade”.