1° Fórum de Desenvolvimento Rural Sustentável movimenta a Semana da Agricultura Familiar

O evento faz parte da programação da Semana de Agricultura Familiar. Fotos: Elizeu Portugal/OSollo

A Câmara dos Vereadores de Teixeira de Freitas recebeu o 1° Fórum de Desenvolvimento Rural Sustentável, promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura. O evento faz parte da programação da Semana de Agricultura Familiar e reuniu autoridades, produtores e alunos de instituições de ensino situadas na cidade.

O ciclo de palestras aconteceu nos períodos da manhã e da tarde. A mesa de abertura foi composta pelo secretário da pasta, Dorivaldo Neves; o procurador Dr. Paulo Américo; o presidente da Câmara Legislativa, o vereador Agnaldo Teixeira Barbosa; o gestor de projetos do Sebrae, Ismael Trindade; Robério Pacheco, representando a Associação de Produtores da Comunidade de Arara; o gerente executivo do Consórcio Construir, Fernando Becevelli; e o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, Jaianderson.

“Muitos produtos encontram-se na clandestinidade e precisam ser legalizados” – Cláudio Wermelinger

Pela manhã, o gerente regional da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), o doutor Cláudio Wermelinger, conduziu a palestra sobre “A importância das políticas públicas de inspeção municipal”. “Nós temos uma agricultura familiar em franco crescimento e um comércio territorial muito intenso. Muitos desses produtos encontram-se na clandestinidade e precisam vir a ser legalizados”, ressaltou.

O município está em vias de instalar o selo de inspeção

Para o secretário Dori Neves, “além de outros eventos, esse ciclo de palestras tem sido muito importante para aqueles que produzem. Para nós que estamos em vias de instalar o selo de inspeção municipal, nada mais oportuno que a palestra do Dr. Cláudio para falar tudo que é necessário. Está na hora de se treinar os gestores e produtores para que tudo saia dentro da segurança”.

Outras duas palestras compuseram o ciclo do fórum: “Tipos de solo e microclima no Extremo Sul, especificamente em Teixeira de Freitas” – conduzida pelo senhor Sérgio Bentivenha, da Suzano – que disponibilizou um trabalho de pesquisa sobre o solo do extremo sul, em especial, de Teixeira de Freitas, indicando culturas apropriadas.

O papel e a importância da agricultura familiar no desenvolvimento local” foi desenvolvida pelo secretário de Atração para Novos Investimentos de Linhares (ES), Luiz Fernando Lorenzoni, trazendo informações do estado que é exemplo de organização na área.

“É uma semana de comemoração!”

O presidente da Câmara Legislativa, Agnaldo Teixeira Barbosa, falou da parceria com o secretário Dori e apoio oferecido pelo prefeito Temóteo Brito, diante das demandas trazidas pela zona rural. “Isso mostra que o homem do campo tem potencial de fazer girar o nosso comércio. Essa feira de amanhã, na Praça da Bíblia, mostra nossa diversidade e temos que acreditar na agricultura familiar, que mata a fome do nosso povo”, comentou.

É uma semana de comemoração! A nossa associação vinha sempre discutindo com o secretário sobre o selo de inspeção municipal, e agora isso vem agregar valor e facilitar mais nossa comercialização em supermercados, etc.”, destacou o representante da Associação de Produtores da comunidade de Arara, Robério Pacheco.

A Semana de Agricultura Familiar se encerra amanhã com a Feira na Praça da Bíblia a partir das 08h.

Veja fotos:

Comente!

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui