Xadrez

 

Xadrez é um esporte, também considerado uma arte e uma ciência. Pode ser classificado como um jogo de tabuleiro de natureza recreativa ou competitiva para dois jogadores.

O jogo do xadrez tem a sua origem na Índia e surgiu na tradição da estratégia guerreira dos kshatryia, a casta dos guerreiros que inspirou a grande obra épica Bhagavad-Gita. O jogo simboliza a luta entre os gigantes Asura e os deuses Deva ou entre o rei Wu-yi e o céu, numa temática constante de luta pelo domínio total.

O jogo de xadrez possui 16 peças brancas e 16 peças pretas – cada jogador fica com uma cor. Dessa fora, entende-se que o xadrez representa o conflito entre forças opostas, onde as peças brancas representam a luz e as peças pretas representam a sombra.

Comecei no xadrez na adolescência, um campeonato no Salesiano que consegui o segundo lugar, então entusiasmado continuei jogando.

Jogo que ficamos sentados num silêncio sociável, sendo a circunspecção a melhor das táticas, tendo cada jogador no tabuleiro os campos infinitos da combinação de peças.

Assisti na Netflix a série ” O Gambito da Rainha “, onde mostra essa questão de gênero. No meu ver, aceitaram bem a chegada de uma mulher no topo, ainda mais na época em que se passa a história, na década de 1950-1960. Acho que na vida real teria sido bem diferente. Os jogadores não aceitariam tão facilmente serem dominados por uma mulher.

Em 2020, o xadrez (online) teve um crescimento forte em função do isolamento social como medida de prevenção à covid-19.

Gostaria de preservar aqueles amigos da adolescência, que jogavam xadrez comigo no Salesiano, lembro de um Leonardo (Por onde andas?). O ar e a luz daquelas manhãs. Mas, a vida precisa seguir em frente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui