Wilson Brito libera recursos para implantação de criatório de galinha caipira em Itamaraju

O secretário estatual de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), Wilson Brito, liberou na última quinta-feira (7/7) recursos da ordem de R$ 93.440,00 para a implantação de criatório de galinhas caipiras em Itamaraju, no extremo sul da Bahia.

O projeto vai beneficiar cerca de 20 famílias ligadas à Associação de Hortifrutigranjeiros de Itamaraju que,por sua vez, é parceira da Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais do Extremo Sul da Bahia.

Segundo Wilson Brito, a produção avícola brasileira passou por um processo de transformação nos últimos anos, tornando-se uma avicultura competitiva no mercado. Ao mesmo tempo, as mudanças de hábitos alimentares de uma significativa parcela da população vêm ampliando a procura por alimentos de origem comprovadamente natural. “Por isso, nós temos priorizado a liberação de recursos para esses projetos em toda a Bahia”, informou o secretário.

Tanto o presidente da Associação de Hortifrutigranjeiros de Itamaraju, Edson Batista de Oliveira, quanto o da Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais do Extremo Sul, Jaime Sabino Damasceno, comemoraram a liberação dos recursos pela Sedir.

Para Edson Batista de Oliveira, a velha galinha caipira nos terreiros das propriedades rurais se transformou num grande potencial produtivo e, por isso, tem contribuído para a melhoria da alimentação das famílias. Além disso, feita de maneira profissional, a criação das aves tem auxiliado na economia familiar.

Para Jaime Sabino Damasceno, o programa de seleção das aves caipiras, desenvolvido por suas entidades parceiras, procurou encontrar um ponto de equilíbrio entre a rusticidade e a produtividade. Tanto que o projeto assinado com a Sedir visa apresentar galinhas caipiras com potencial de produção de 270 a 300 ovos ao ano e, também, aves especializadas para produção de carne com a vantagem da comercialização de um produto diferenciado com melhor remuneração por parte do mercado consumidor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui