Os pequenos produtores rurais do município de Prado, a 805 quilômetros de Salvador, no Extremo Sul do estado, vão ganhar no próximo sábado (30), um trator dotado de implementos agrícolas, como batedeira de cereais, carreta, arado fixo e cultivador/escarificador – para dinamizar a produção local.
O equipamento foi adquirido através de um Termo de Doação firmado entre a Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Associação dos Produtores Rurais de Praia do Tororão.
A máquina agrícola será entregue pelo secretário de Desenvolvimento e Integração Regional, Wilson Brito, no Mercado Municipal, com a presença de agricultores, do presidente da Câmara de Vereadores de Prado, Alfredo Gonthier, e de várias lideranças regionais.
Segundo Brito, o objetivo da doação é oferecer aos agricultores familiares aportes de infraestrutura de apoio à produção, de caráter comunitário associativo. “A idéia é possibilitar uma maior eficiência das operações agrícolas e melhorar o desempenho econômico das comunidades beneficiadas. Queremos incrementar a atividade produtiva fomentando, cada vez mais, o desenvolvimento regional sustentável em todo o Extremo Sul”, disse.
Wilson destacou também que a CAR, empresa vinculada à Sedir, vem trabalhando intensamente para fortalecer o desenvolvimento regional nas áreas mais carentes da Bahia. “Estamos priorizando os municípios com os mais baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), através dos programas Produzir, Gente de Valor, Mata Branca e Quilombolas”.
Entre as atividades, disse, foram desenvolvidos vários projetos que contemplaram associações comunitárias rurais, otimizando a produção e gerando mais emprego e renda. “A entrega de tratores agrícolas reforça a linha de atuação da nossa secretaria, que é chegar às áreas mais carentes, incrementando a produção”.
No mesmo dia, o secretário participa na cidade de Teixeira de Freitas do evento Destaque Empresarial como convidado especial. O evento premiará 186 empresários de sucesso que foram destaque no ano de 2010.
Fonte: Márcio Rosário Oliveira/Ascom da CAR/Sedir