Com a divulgação do novo secretariado estadual pelo governador Jaques Wagner (PT), na noite do dia 17, o extremo sul da Bahia perdeu o seu representante na Secretaria de Infraestrutura da Bahia, Wilson Brito.
Ex-prefeito de Prado e ex-deputado estadual, Wilson vinha desenvolvendo um trabalho que estava sendo reconhecido à frente da Seinfra em todo o Estado da Bahia, sobretudo na região do extremo sul. Aqui, ele comandou uma agenda de obras em todos os municípios, o que acabou refletindo de maneira positiva na reeleição de Jaques Wagner.
No lugar de Brito, assume o vice-governador Otto Alencar, que também é filiado ao Partido Progressista (PP) na Bahia. No entanto, a indicação de Alencar entra na cota pessoal do governador e não da legenda, que preferia manter o antigo titular da Seinfra.
Com a mudança, Wilson Brito deve ser remanejado para a Secretaria Extraordinária da Indústria Naval e Portuária (Seinp). Todavia a decisão caberá ao ministro das Cidades e presidente do PP baiano, Mário Negromonte, que se encontra no Rio de Janeiro para cuidar do desastre da chuva que atinge aquele estado.
A indicação de Otto Alencar para a Secretaria de Infraestrutura – que não contou com o aval de Mário Negromonte – foi marcada por muita polêmica. Chegou-se a comentar que o vice-governador iria pedir para sair do PP. No entanto, o próprio Alencar se encarregou de negar tal especulação.
Wilson Brito deverá assumir a SEDIR
Após deixar a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), Brito deverá assumir a Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (SEDIR), pasta responsável pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
A CAR coordena programas de combate à pobreza rural, orienta o público beneficiário sobre os critérios de participação no programa, acompanha e avalia a aplicação dos recursos, supervisiona a execução dos projetos e capacita os usuários na operação e gestão dos empreendimentos.
A SEI, por sua vez, é um órgão responsável pela elaboração de pesquisas e, ainda, de importantes estudos e projetos no Estado da Bahia.
A SEDIR vinha sendo comandada pelo ex-deputado estadual Edmon Lucas, que, com a medida, deverá assumir a Secretaria Estadual de Relações Institucionais.
Ao entregar a SEDIR ao Partido Progressista (PP), Jaques Wagner (PT) compensou os dois caciques do PP na Bahia, ministro Mário Negromonte e o deputado federal João Leão, depois que o governador entregou a Seinfra ao vice-governador Otto Alencar, contra a vontade dos pepistas em questão.
Fonte: Flecha News