Nesta segunda-feira, 24 de outubro, aconteceu o voo inaugural da Gol Linhas Aéreas no Aeroporto 9 de Maio, situado em Teixeira de Freitas. A cidade é considerada a capital da zona turística Costa das Baleias e ganha voos regulares diretos para Salvador.
O acontecimento foi prestigiado por diversas autoridades, que celebraram a reabertura do aeroporto. Através de conexões, Teixeira volta a estar conectada com a malha aérea nacional e internacional.
De acordo com a Gol, a linha é feita pela companhia Voepass (antiga Passaredo) em três dias da semana: segunda, quarta e sexta-feira. A decolagem da capital baiana acontece às 9h15 e retorno às 11h35.
A viagem dura cerca de uma hora e cinquenta minutos, na aeronave ATR-72, de 68 lugares. As passagens estão disponíveis no site da Gol. Os preços variam conforme a data e horário selecionados.
O aeroporto recebeu intervenções do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), que informou, através do titular Marcus Cavalcanti, ter investido R$ 2 milhões em melhorias nas instalações do equipamento, que passou a ser administrado pela iniciativa privada.
A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas abriu uma nova pista para o trânsito da comunidade, interditou cabeceiras da pista de pouso, fez a poda das árvores e instalação de pontos de iluminação.
Junto com a Suzano, retirou eucaliptos da região para melhorar a visibilidade da pista. Além disso, a compra do aparelho PAPI, que indica aos pilotos em aproximação se estão na altitude correta para o pouso, foi disponibilizada a partir de emenda parlamentar e está em processo administrativo de licitação.
A concessão de operação do equipamento é da São Francisco Administração Aeroportuário e Rodoviário LTDA.
Ciro Camargo, gerente de Relações Governamentais da Gol, comemorou a chegada da empresa a mais um destino regional em um momento pós-pandemia. “A Gol é a maior transportadora aérea do Brasil. Já somos também a maior operadora no estado da Bahia. Hoje, tendo esse voo direto ligando a Salvador e de Salvador para o restate do Brasil, temos certeza absoluta de que isso vai ajudar os negócios, o trânsito dos passageiros que queiram visitar Teixeira de Freitas”, disse. Ele indicou ainda que a demanda pode possibilitar voos diários.
Maurício Bacellar, secretário de Turismo da Bahia, esteve representando o Governo do Estado e falou sobre a reabertura do aeroporto. “O retorno dos voos vai implementar a cadeia econômica e, em particular, a atividade turística. A conectividade aérea tem uma importância fundamental nesse estabelecimento”, disse. Ele também explicou que o Estado visa a regionalização dessa conectividade aérea, que, agora, atende Teixeira de Freitas.
O prefeito Marcelo Belitardo lembrou sobre o encerramento das operações anteriormente e ressaltou o empenho da gestão municipal para essa retomada. “Foram feitas várias reuniões, com vários atores. Tudo ao alcance do Município foi feito, atuando em conjunto para o retorno dos voos”, disse. Ele citou ainda a emenda do deputado federal Elmar Nascimento, em torno de 600 mil reais, empenhados para a compra de equipamento em processo de licitação.
O presidente do Consórcio Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul (Construir) e prefeito de Vereda, Manrick Teixeira, disse que essa é uma conquista de todo o povo da região. “Cada um contribuiu de uma forma direta ou indireta, especialmente, o secretário Marcus Cavalcanti e o governador Rui Costa. Fortalece a agricultura familiar, a indústria, o turismo”, comentou.
Allisson Ferreira, presidente do Sincomércio e vice-presidente da Fecomércio Bahia, destacou que a reabertura do aeroporto é importante para toda a classe empresarial “e atende não só extremo sul da Bahia, mas, também, o leste de Minas e o norte do Espírito Santo”. “Outro fator importante é de uma segunda companhia estar interessada no mercado de Teixeira de Freitas”, mencionando um possível retorno também da Azul Linhas Aéreas.
O juiz de direito da Comarca de Teixeira de Freitas, Roney Jorge Cunha Moreira, também esteve presente. “Estou também testemunhando essa reabertura, que é um anseio de todos nós. Esperamos que os voos se tornem regulares para atender essa grande demanda nossa de ir a outros estados. Teixeira de Freitas é uma cidade pujante, de agronegócio e comércio fortes, e também da classe política, que precisa viajar para reivindicar em favor de seus municípios”, comentou.
Registra-se ainda as presenças de: Gilvan Silva, prefeito de Prado, acompanhado do vice-prefeito Antônio Carlos (Carlão), secretários municipais e servidores; Calixto Ribeiro, prefeito de Ibirapuã; Ariston Almeida (Tonzinho), prefeito de Lajedão, acompanhado do vice-prefeito Nilson Manoel (Nilsão) e do secretário de administração Tony Santana (Toninho); Silvio Ramalho, prefeito de Caravelas e presidente do Consórcio de Saúde, e equipe; Mildson Medeiros, prefeito de Itanhém, acompanhado de vereadores; José Carlos da Rocha, presidente da CDL de Teixeira de Freitas e equipe; Tâmara Pereira, gerente, e Carlos Roberto, diretor-tesoureiro do Sincomércio; Vilmar Júnior, vice-presidente da ACE de Mucuri e presidente da Câmara Técnica de Turismo da Costa das Baleias; entre outras lideranças e autoridades.
É…e o aeroporto de Caravelas, histórico, reformado há anos, maior…para aeronaves de grande porte, seria + companhias aéreas, concorrência e opções de valores de passagens + atrativas para o cidadão, mas o cidadão que vá de ônibus, avião pra que? a política fez virar uma lenda de promessas, triste , muito triste a realidade quem tem $ faz para quem tem + $$ para pagar.