Idealizada pela primeira-dama do Estado e presidente das VSBA, Aline Peixoto, a feira oferece procedimentos médicos como mamografia, ultrassonografia de diversas áreas do corpo e atendimento odontológico e ginecológico, incluindo o exame preventivo.
O coordenador da Feira Cidadã, Edvaldo Gomes, explica que a ação já passou em Jequié, Ipiaú, Itarantim, Ituberá, Cardeal da Silva, Salvador e Catu. “Ainda teremos mais duas edições neste primeiro semestre. O objetivo da feira é, realmente, facilitar o acesso da população mais carente às políticas públicas. Já conseguimos atender mais de 60 mil pessoas nas cidades que passamos”.
A população está tendo acesso também a exames e avaliações de rotina. Integram a lista de serviço oferecidos a aferição de pressão, medição do índice glicêmico, orientação nutricional e exames oftalmológicos. Neste último item, para as pessoas que forem identificadas com alterações, serão oferecidos óculos e cirurgias de catarata. O aposentado Edinaldo Costa sabe que precisa da operação. “Aproveitei a chance e vim ver se consigo corrigir esse problema na visão”.
Cidadania
Uma carreta do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) está estacionada no local e oferece a emissão de documentos como carteira de identidade e Cadastro de Pessoa Física (CPF). São previstos 500 atendimentos, somente nessa unidade móvel. A dona de casa Tamires Santos aproveitou a oportunidade para tirar a 2ª via da identidade. “O dinheiro está curto. Tirar o documento aqui é de graça, e eu não precisei sair muito cedo para conseguir o atendimento”.
Uma brinquedoteca foi montada para a criançada que acompanha os adultos no evento. A operadora de caixa Rosenilda Ribeiro foi à Feira Cidadã “para fazer um exame oftalmológico que precisava há muito tempo. Eu ainda pude deixar minha filha e sobrinha no espaço de brincadeiras, e isso é maravilhoso. Para completar, ainda ganhei o óculos”.