Para mais de 6 mil estudantes de Mucuri, na segunda-feira, 27 de fevereiro, foi de reencontros e aprendizado. Cerca de 42 escolas da rede municipal de ensino deram início ao ano letivo 2023, em turmas da educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Muito aguardado entre os estudantes, este ano letivo chegou com a proposta de trabalhar uma temática especial: “Nó só aperta, laços nos unem e nos fortalecem”, e assim, iniciativas inéditas prometem estabelecer conexões saudáveis e valiosas entre a comunidade escolar e familiar de crianças e jovens mucurienses.
Na volta às aulas, além de educadores capacitados e preparados para oferecer um ensino de qualidade, os alunos da rede municipal contam também com unidades de ensino bem estruturadas, que incentivam o acesso e a permanência deles nas salas de aula, garantindo o aprendizado. São ambientes recém-reformados, que atendem as exigências pedagógicas e oferecem conforto para toda a comunidade escolar. A Escola Municipal Edvaldo Machado Boaventura, no distrito de Itabatã por exemplo, recepcionou os alunos com um ambiente decorado e afetivo.
Comemorando a chegada dos alunos, Rosenere Brandes, diretora da Escola Edvaldo Machado Boaventura apresentou a forma como a equipe organizou a escola nessa recepção. “Preparamos uma semana especial, para que os alunos se sintam acolhidos e percebam que esse espaço foi pensado para eles, inclusive com a recepção com decoração, lanches e recreação. Além disso, quanto à nossa preocupação sobre a educação, já obtivemos resultados excelentes, como o IDEB de 5,7%, comparado ao índice nacional de 5,8 . Fruto do trabalho de toda equipe escolar”, celebrou.
O IDEB
Índice Nacional de Educação Básica, aferido pelo Ministério da Educação, foi criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e é o principal indicador capaz de reunir informações sobre a qualidade do ensino no país em um único número de 0 a 10, medindo a qualidade do aprendizado nas escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
O pequeno Danilo Huan Bonni Morais, de 9 anos, chegou para o primeiro dia de aula acompanhado da mãe, Renata Santos Bonni. Para este jovem estudante do 4º ano, a expectativa é grande em torno do aprendizado que será adquirido. “O primeiro dia já foi muito bom. Essa escola é a melhor da cidade e os professores são nota 10. Fui recebido com balões e brincadeiras que gosto. Sei que preciso estudar e me comportar muito para tirar sempre notas 10 em todas as matérias, porque quero ser policial, e proteger as pessoas”, comentou o estudante.