“Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os
desejos da carne. (…) Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não
estão debaixo da lei.” (Gálatas 5.16 e 18)
O tema do capítulo 5 de Gálatas é a liberdade que temos em Cristo. Uma liberdade que o honra. Não precisamos ter medo, mas precisamos amadurecer. Muito frequentemente lidamos mal com a liberdade. Religião e liberdade parecem não combinar. Para evitar os problemas que nossa imaturidade causa, a religião opta por restringir a liberdade. Regras, vigilâncias e punições como forma de coibir erros e “manter as pessoas na linha”. Acreditamos que, quanto mais restrições, mais chances de retidão. Ignoramos que, agindo assim em relação à liberdade, comprometemos a maturidade e não resolvemos o problema. Nossa imaturidade é um terreno fecundo para o pecado. Não é simples enfrentar esse dilema.
Paulo indica a direção: vivam pelo Espírito. Note que é Espírito grafado com maiúscula, indicando o Espírito de Deus. Viver pelo Espírito de Deus é crescer na experiência com Sua presença e influência. Deus sabe e pode nos ajudar a viver como pessoas livres e assim amadurecermos para a vida. Ele nos ajuda a termos clareza sobre quem somos! Ele pode e quer nos auxiliar para que trilhemos um caminho de maturidade e é no campo da liberdade que isso acontece. Deus nos desafiará a amar o nosso próximo. Amá-lo como somos amados por Cristo. É neste ambiente que associa liberdade e amor que pessoas podem amadurecer. O amor ao próximo é o cumprimento da Lei, disse Paulo (Rm 13.8). O amor é mais poderoso que regras, que ameaças, que qualquer tipo de coerção.
Quando somos guiados pelo Espírito, libertamo-nos das imposições da Lei. O Espírito de Deus nos faz livres! O caminho da nossa maturidade e libertação é conhecer um tipo de fé fundamentada num relacionamento íntimo e amoroso com Deus e que nos leve a amar e servir o próximo. Os ritos, eventos e liturgias saem do centro e ocupam o devido lugar, e verdadeiramente cooperam com nossa adoração. Tornamo-nos parte do que Deus está fazendo no mundo e não apenas parte de uma igreja. O Espírito nos ajuda a abandonar o vício das segundas intenções e a ver o nosso próximo com respeito, com amor e aceitação. Tudo isso só acontece por obra do Espírito de Deus em nossas vidas. Que Ele a realize, em nome de Jesus!
ucs