Entre os dias 14 e 16 de março, Vitória da Conquista receberá a visita da diretora da Sección Independiente de Control de Cáncer, do Ministério da Saúde Pública de Cuba (MINSAP), Teresa Romero, e do diretor geral do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Luiz Antonio Santini Rodrigues da Silva, para formalização do Projeto Conquista (Cooperação Brasil-Cuba para o Controle do Câncer). Durante o encontro, será assinada a carta de intenção entre a Prefeitura, o Inca e o Ministério da Saúde de Cuba, para realização de ações de controle do câncer na Atenção Básica.
A programação faz parte da interação entre os integrantes dos dois países envolvidos no projeto. Em dezembro de 2012, representantes de Vitória da Conquista conheceram a estrutura da saúde cubana, durante a Convenção Internacional de Saúde Pública, que aconteceu em Havana. Agora, é a comitiva que, durantes os três dias, terá a oportunidade de conhecer o funcionamento da rede de saúde de Conquista, além de realizar palestras com o tema Sistemas públicos de saúde para o cuidado do câncer no Brasil e Cuba, para médicos, profissionais, conselheiros e estudantes da área de saúde.
O Projeto
Vitória da Conquista foi o município escolhido para representar o país nesse projeto piloto Cooperação Brasil-Cuba para o Controle do Câncer. O Projeto Interdisciplinar e Social de Cuidado e Controle do Câncer está entre as 300 ações que fazem parte do termo de cooperação técnica entre Brasil e Cuba. A proposta de prevenção do câncer na atenção básica tem por objetivo principal trazer novas perspectivas para o controle do câncer.
A mesma proposta será implantada na cidade de Vila Clara, em Cuba, onde será realizado um intercâmbio entre os dois países, de protocolos clínicos e abordagens do câncer.
Ascom da Prefeitura de Vitória da Conquista