Vitória da Conquista celebra Dia Internacional da Não Violência Contra Mulher

As atividades fazem parte da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”

Vitória da Conquista celebra Dia Internacional da Não Violência Contra Mulher

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A semana começou com ação social e oferta de serviços de saúde, assistência e beleza em Vitória da Conquista. Várias atividades foram realizadas na manhã desta segunda-feira, em referência ao 25 de novembro. A data é lembrada em mais de 150 países, desde 1991, em comemoração do Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher.

Toda ação acontece com a proposta de chamar a atenção da sociedade para as agressões e os crimes que são cometidos contra o público feminino e alertar sobre a importância da denúncia em situações de violência. Por conta disso, o tema “Vamos ser a colher na briga de marido e mulher” está sendo reforçado durante toda esta segunda-feira. As atividades fazem parte da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”.

Outro objetivo das ações em referência ao dia 25 de novembro é divulgar a oferta de serviços existentes em Vitória da Conquista, a exemplo do atendimento e acompanhamento psicológico, social e jurídico disponibilizado pelo Centro de Referência da Mulher Albertina Vasconcelos (Crav), órgão da Prefeitura. “Hoje, dia em que estamos comemorando esta data de combate à violência contra mulher, estaremos aqui na Praça 9 de Novembro, oferecendo serviços à população e realizando um trabalho de divulgação e conscientização para a sociedade abraçar essa luta com a gente”, declarou a coordenadora do Crav, Angélica Evani Andrade.

Vitória da Conquista celebra Dia Internacional da Não Violência Contra MulherAlém de informações sobre os serviços do Crav, quem passou pela 9 de Novembro na manhã de hoje também pôde conhecer a atuação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), da Rede de Proteção à Mulher, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas Central), Conselho Municipal da Mulher, Programa Acolhendo e Cuidando, Assessoria Técnica de Políticas Públicas para a Diversidade Sexual e Centro de Referência Especializado de Assistência Social para a População em Situação de Rua (Creas Pop).

A equipe do Centro de Apoio e Atenção à Vida (Caav) Dr. David Capistrano Filho esteve presente na atividade, com a distribuição de preservativos masculino e feminino e informações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). O Centro Terapêutico Renascer também apoiou a causa e participou da atividade junto com a equipe da Prefeitura.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), reafirmando a parceria com o Governo Municipal, participou da ação levando serviços de manicure. “Estou adorando todas essas atividades, pois são gratuitas e muito boas. Dou nota dez para as equipes”, contou a funcionária pública Ângela Gusmão.

A dona de casa Dalva Viera fez questão de parar na 9 de Novembro para conhecer todos os serviços. “Acho essas campanhas muito importantes, porque a violência está demais hoje em dia”, comentou.

“É muito gratificante, pois além de conscientizar, ajuda quem não tem condições de ir ao salão”, declarou a manicure e escovista Luciene Ponciana.

Em Vitória da Conquista, as atividades pelo fim da violência contra mulher começaram desde o dia 19 de novembro, com a realização da segunda edição do projeto Diálogos LGBT. Elas prosseguem até o dia 14 de dezembro, com palestras, ações sociais, seminários e rodas de conversa, sempre sobre temas relacionados à violência de gênero.

Saiba mais

O Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher faz referência à memória de três irmãs ativistas políticas latino-americanas (Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal), que no ano 1961 foram brutalmente assassinadas pela ditadura instalada na República Dominica. A data é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

 

Fonte: Ascom da prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui