Vitória da Conquista: Apreensão de aves beneficia entidades carentes

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura (Seagri), apreendeu mais de 3.200 aves na última quarta-feira, 20, no município de Jacaraci. Os animais foram encaminhados ao abate inspecionado no frigorífico Avinor Avícola do Nordeste LTDA e as 6,5 toneladas de carne de frango serão entregues às Voluntárias Sociais do Estado para distribuição entre as entidades carentes do município de Vitória da Conquista. As aves apreendidas estavam sendo transportadas sem documentação sanitária e Guia de Trânsito Animal (GTA) na divisa da Bahia com Minas Gerais com origem do estado de São Paulo.

As ações rotineiras de fiscalização móvel realizadas pela Adab buscam evitar a introdução ou reintrodução de enfermidades na Bahia e o tráfego irregular de animais sem GTA.“O controle do trânsito de animais é fundamental para a manutenção da sanidade animal no Estado e a GTA permite a rastreabilidade dos animais, evitando a introdução de doenças que coloquem em risco a população ou causem prejuízos aos produtores e aos demais segmentos econômicos”, diz o Coordenador de Barreiras Sanitárias, Roberto Pacheco.

“Atualmente somos o único estado da Federação reconhecido pelo Ministério da Agricultura (Mapa) com status B, a melhor classificação dentro do Programa Nacional de Sanidade Avícola”, ressalta o diretor de Defesa Sanitária Animal da Adab, Rui Leal. A Bahia ainda está classificada como livre de Influenza Aviaria (gripe aviaria) e Doença de Newcastle nos plantéis avícola industrial.

 

Ascom/Adab

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui