A melhora nos níveis e a recuperação parcial das barragens de Água Fria I e II levaram a Embasa a aumentar a oferta de água em 28% no Sistema de Abastecimento de Vitória da Conquista. A medida, que está sendo testada desde a segunda quinzena de setembro, será estendida até a chegada da estação das chuvas quando, após a normalização do volume acumulado das duas barragens, finalmente, o racionamento poderá ser suspenso.
Desde que foi iniciado o racionamento, as barragens de Água Fria I e II recuperaram, aproximadamente, 1,4 milhão de metros cúbicos de água, saltando de um percentual de 49% de sua capacidade total de acumulação, registrados em 15 de maio deste ano, para 78% no mês de setembro. Apesar desta recuperação, o nível encontra-se 1,85 m abaixo da cota máxima dos mananciais.
Diante desta situação, a Embasa continua distribuindo um volume abaixo da demanda de consumo da cidade e, por isso, a população deve continuar economizando água. Medidas como tomar banhos rápidos, evitar lavar áreas externas e veículos e manter o hábito de fechar bem a torneira devem fazer parte do dia-a-dia dos habitantes de Vitória da Conquista.
Mais esclarecimentos sobre o fornecimento de água na cidade podem ser obtidos pelo 0800 0555 195.
Fonte: Ascom da Embasa