“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” (Provérbios 4.23)
Diariamente olhamos nosso rosto no espelho. Identificamos o que não nos parece “de acordo”, e corrigimos. Queremos parecer bem, parecer melhor. Nossa imagem é importante para nós! Já lhe aconteceu de sair e perceber que não penteou o cabelo? Tenho a impressão de que somente homens correm este risco, mas raramente acontece. Somos cuidadosos e esse cuidado está certo, mas está errado o descuido com que lidamos com nosso mundo interior.
Mais que tudo, diz o texto bíblico, devemos cuidar do nosso coração, da alma, do que os olhos não podem ver. Há mais de nós do lado de dentro do que do lado de fora, mas cuidamos melhor da parte menor. Nosso interior é mais determinante para nossa vida que nosso exterior, mas é nosso exterior que mais prende nossa atenção. E como nos sacrificamos por ele! Precisamos nos interiorizar, ouvir os sons de nossa alma, antes que ela precise gritar.
Quando a alma grita o corpo estremece. Colapsos podem acontecer, a depressão pode surgir, as cores e os sabores podem simplesmente desaparecer, pois a alma está se perdendo da vida. A alma é poderosa e precisa do Todo Poderoso. Devemos leva-la a Ele para ser suprida. Devemos vir de dentro e ir à Deus, para sermos ouvidos. Pois Deus não ouve palavras, Ele ouve almas e escuta corações. Mas com pressa ninguém se expressa a Deus, de alma para Alma. É preciso parar e escutar a alma falando. Nos surpreenderemos sobre o quanto Deus fica interessado quando fazemos isso!