VII Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em Medeiros Neto

O Conselho Municipal de Assistência Social(CMAS) de Medeiros Neto, em parceria com a Prefeitura e com a Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou, durante o dia 17 de agosto, última quinta-feira, a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social, no auditório do Salão Paroquial Beato João Paulo II. Com o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”, a Conferência configurou-se como um verdadeiro palco de deliberações, engajamento político e participação social e teve, como objetivo geral, analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.
VII Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em Medeiros Neto
Fotos: Ascom
A composição da mesa foi feita com o representante da Organização de Usuários da Assistência Social, Tales Oliveira, a presidente do CMAS, Luana Rodrigues, a presidente do CMDCA, Ana Claudia, o chefe de Gabinete, Ricardo Ítalo, o secretário de Agropecuária, Dr. Armando Leal, a secretária de Assistência Social, Sandra Iracema Silva, os vereadores, representantes da Câmara Municipal, Deoclecio Lucas e Diran Alves e a prefeita municipal, Dr.ª Jadina Paiva Silva.
VII Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em Medeiros Neto
A Chefe do Executivo Municipal, Dr.ª Jadina Paiva, destacou a importância do evento para o município: “Quando se fala em Assistência Social, estamos falando de cuidar de pessoas, e é isso que o nosso governo vem fazendo, é para isso que temo trabalhado. Tenho a convicção da seriedade desta Conferência e estou muito feliz pela participação da sociedade aqui presente”, concluiu a Prefeita.
Após os discursos e da abertura oficial, todos os presentes participaram de um Coffeebreake, no retorno, assistiram a uma apresentação cultural com o grupo da melhor idade da Associação Dom Helder Câmara, sob regência do Maestro Eudes Brito, e a um teatro, com participação dos adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, sob orientação da Equipe Volante do CRAS.
VII Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em Medeiros Neto
A responsável pela pasta da Assistência Social, Sandra Iracema Silva, explanou acerca dos 08 meses à frente da Secretaria, mostrando imagens de reformas e implementação de serviços, abreviando as conquistas e desafios vencidos até aqui.
Ainda pela manhã, os convidados assistiram a 04 palestras, ministradas pela Assistente Social, especialista em Gestão do SUAS e Gerontologia, Bianca Ferreira Luiz, Psicóloga, Débora Neves Oliveira, Psicóloga e Contadora, Kessy Costa e pelo Assistente Social, bacharel em Direito e especialista em gestão do SUAS e PNAS, Breno Aguiar, que abordaram o tema central da Conferência. Após as palestras, um almoço foi servido aos participantes.
No período da tarde, a plenária foi dividida em 04 eixos que promoveram debates sobre as propostas que serão levadas para a 11ª Conferência Estadual de Assistência Social e, na sequência, foram eleitos os delegados que representarão o município na referida Conferência.

O evento contou também com a participação do Vereador Marx Tairo, Vereadora Cida Boiadeiro, o Secretário de Finanças, Gildásio Moreira, a Secretária de Administração, Acácia Ferreti, a Presidente da Associação Dom Elder Câmara, a senhora Valdiozina, a Presidente da APLB Sindicato, professora Eliene Miranda, a Presidente do MOAC, Degmar Gonçalves, a Presidente do CMDCA, Ana Claudia, a Agente de Desenvolvimento do SEBRAE, Odisseia Lucas, a representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Heilde Batista, a Coordenadora da Atenção Básica de Saúde, Marlene Nascimento, além de representantes de entidades religiosas, imprensa local, conselho tutelar, além de representantes não governamentais, técnicos da Assistência Social, pessoas participantes dos programas sociais do município e interessados nas questões relativas ao assunto abordado na Conferência. Ao final foi feita a entrega dos certificados e servido um lanche para os participantes.

VII Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em Medeiros Neto
A conferência é uma ferramenta própria de fomento à participação social e uma iniciativa que tem por finalidade democratizar a participação da sociedade nas atividades de planejamento, gestão e controle de uma determinada política ou conjunto de políticas públicas. Trata-se de um momento de reflexão, formação, debate e deliberação, que permite avaliação de ações realizadas anteriormente e o aprofundamento da discussão à respeito dos temas propostos no âmbito das políticas da Assistência Social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui