Vigilância Sanitária pede que pessoas coloquem cloro nos ralos da casa?

Vigilância Sanitária pede que pessoas coloquem cloro nos ralos da casa?
Vigilância sanitária pede que pessoas coloquem cloro nos ralos da casa?. Foto reprodução

Para nossa sorte existem sites especializados em desmarcar os boatos que disseminam rapidamente pelas redes sociais.

Antes de espalhar por aí essas dicas milagrosas, casos estarrecedores, novas  doenças, sorteios, é sempre bom jogar no Google e verificar antes. Pode ser mais um boato e você não quer ser a pessoa que espalha fake news, quer?

Ótimo. Para te ajudar, o Jornal OSollo sempre que recebe uma informação verifica. E a novidade da vez é: “Vigilância Sanitária pede, como medida de segurança. Colocar meio copo de cloro, na 2a. Feira e 6a. Feira , em todos os ralos que tiver em sua casa. O problema da dengue está mais sério, epidemia, repasse para todos contatos possíveis!!!grato.”

Uau! Jeito simples e prático de eliminar a dengue. #SQN (Hastag Só que não). A melhor maneira de evitar a transmissão das doenças trazidas pelo Aedes aegypti é não deixar água parada, receber o agente de endemias, por exemplo.

Em algumas regiões (como no Distrito Federal), os índices de doenças como a dengue estão muito acima do normal. Talvez esse seja o motivo para muita desinformação sobre o assunto circular na internet. Na história de hoje vamos falar de uma suposta orientação que teria sido dada pela “vigilância sanitária”.

De acordo com um texto que tem viralizado em redes sociais, foi feito um pedido para que as pessoas coloquem meio copo de cloro nos ralos de casa todas as segundas e sextas-feiras para matar o mosquito Aedes aegypti.

Em meio a um problema como o da dengue, o que não faltou foi gente compartilhando a informação por aí. Só tem um problema nisso tudo: não houve recomendação alguma da vigilância sanitária. Vamos aos fatos.

A mensagem já levanta suspeitas. Ela tem as principais características de boatos na internet. É vaga (não diz qual vigilância sanitária teria feito o alerta), alarmista, com erros de português, pedido de compartilhamento e não cita fontes confiáveis. Ao buscar pelo tal alerta, não encontramos nenhuma vigilância sanitária que tenha feito a recomendação.

Para reforçar a informação, descobrimos que a tal recomendação da mensagem não consta na lista de soluções contra o mosquito Aedes aegypti do Ministério da Saúde. Como muita gente sabe (mas não coloca em prática), a ação mais recomendada é não colaborar com o acúmulo de água. Se todos fizessem isso, não seria preciso qualquer outra ação.

O mesmo vale para ralos. De acordo com orientações, como essa da Secretaria de Saúde do Rio do Janeiro, os ralos devem sempre estar muito limpos e, de preferência, com telas. Não deixar água acumular é o importante.

A essa altura, você deve estar se perguntando “mas colocar cloro não é eficaz”? A resposta é sim e não. Se, de fato, o ralo da sua casa estiver bem cuidado, colocar cloro duas vezes por semana só vai reforçar a proteção. Se o local não estiver bem cuidado (por exemplo, com algum lugar no qual a água pode ser empoçada), talvez nem o cloro resolva.

Vale fazer uma ressalva. Como dito, não vimos recomendação expressa (pelo menos de forma oficial) de alguma vigilância sanitária para que se coloque cloro nos ralos. Porém, nas piscinas há, sim, essa recomendação.

Resumindo: se quiser colocar cloro nos ralos da sua casa, não há nenhuma contraindicação. Porém, é boato falar que a vigilância sanitária fez a recomendação e que só isso resolve. Mais importante do que colocar cloro é se preocupar em não acumular água parada.

Com informações: Boatos.org

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui