VIGIAR E ORAR

“Vigiem e orem para que não caiam em tentação.

O espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Marcos 14.38)

O quanto nos conhecemos? Já nos demos conta de como funcionam as dinâmicas que nos fragilizam? As estratégias que exploram nossas fragilidades? Satanás sabe como dialogar conosco e nos convencer a ir e fazer o que ele quer. E nunca ele quer o que nos fará bem. Ele sabe os caminhos mais eficientes para nos levar a cair. Cair envolve muita coisa e recentemente falamos sobre o poder das ideias que aceitamos. Afinal, elas definem a maneira como vemos a vida. Cair é também ver a vida de maneira errada, ilusória, distorcida. E talvez seja essa a pior forma de cair pois promove muitas outras: seguiremos agindo de maneira errada acreditando que estamos certos. É, de fato, um dos piores tipos de escravidão.

Precisamos nos abrigar em Deus, na comunhão com Ele, para escaparmos. Jesus disse que precisamos orar. Orar é apropriar-se da presença de Deus, presença que ele graciosamente nos oferta. Precisamos abrir diariamente nossa Bíblia lê-la em oração, pois assim estaremos nutrindo, fortalecendo nossa fé na presença de Deus. Precisamos, antes de sair de casa, entrar em oração, em conversa com Deus, escolhendo com isso a possibilidade de estarmos com Ele, onde quer que estejamos. Estamos sujeitos a cair em tentação a qualquer momento e em qualquer lugar. Estamos sujeitos, como Pedro, a negar nosso Mestre, tendo acabado de dizer que estávamos dispostos a morrer por Ele. Como somos ignorante sobre o poder de nossas fraquezas!

É Jesus quem se dispôs e, de fato, já morreu por nós. É Ele quem jamais nos nega, nos rejeita. Nós, lamentavelmente, não somos de confiança. É uma completa insanidade não sermos desconfiados quanto a nós mesmos. Uma completa irresponsabilidade não vigiarmos e orarmos. Diariamente seremos tentados, não há dúvida. A questão é: estaremos preparados para enfrentar as tentações? Se escolhermos diariamente dar atenção ao espírito, que está pronto, e não brincarmos com a carne, que é fraca, teremos boas chances! Hoje é domingo, o “dia do Senhor” como muitos chamam. Aproveite-o: vigie e ore. O Diabo não descansa, nem no “dia do Senhor”. Para ele, todo dia e dia de tentar. Que para nós, todo dia seja dias de orar e vigiar, pois todo dia o espírito está pronto, mas a carne é fraca!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui