Vídeo explica funcionamento da Policlínica que será inaugurada amanhã em Teixeira

Tire todas as suas dúvidas sobre o funcionamento da Policlínica Regional de Saúde que será inaugurada em Teixeira de Freitas amanhã, sexta-feira, 17 de novembro:

A primeira das quatro policlínicas regionais do Estado da Bahia será inaugurada amanhã, sexta-feira (17/11), em Teixeira de Freitas. A programação do governador na cidade tem início às 8h, quando ele participa de uma visita guiada com a imprensa à nova unidade de saúde. As equipes de reportagem devem chegar ao local às 7h30. Na sequência, será realizado o ato de inauguração da policlínica, que vai atender à população de 13 municípios do Extremo Sul.

Vídeo explica funcionamento da Policlínica que será inaugurada amanhã em Teixeira
É amanhã (17/11) a inauguração da Policlínica regional de Teixeira de Freitas. Foto: Wesley Morau/ OSollo.

Ainda em Teixeira de Freitas, às 14h, será realizado o ato de instalação da Escola Cultural no Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Extremo Sul, na avenida Beira Vale, no bairro Jardim Caraípe.

À noite, a partir das 18h30, o governador vai ao Parque de Exposições de Teixeira de Freitas, onde acompanha a apresentação da Orquestra Neojibá.

Regionalização da saúde

As policlínicas fazem parte do projeto do Governo para promover a regionalização do atendimento à saúde da população baiana. A unidade está localizada na avenida Getúlio Vargas, 1.732, no bairro Bela Vista, e irá atender aos moradores do extremo sul baiano, incluindo 13 municípios –  Jucuruçu, Itamaraju, Itanhém, Medeiros Neto, Lajedão, Ibirapuã, Vereda, Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa, Mucuri e Teixeira de Freitas.

Vídeo explica funcionamento da Policlínica que será inaugurada amanhã em Teixeira
Ônibus da frota recém- chegada para atender a Policlínica Regional. Foto Wesley Morau/OSollo

Sete micro-ônibus farão a rota entre os municípios participantes do Consórcio Público de Saúde, que administra a unidade. Os veículos são equipados com ar-condicionado, televisão, poltronas reclináveis e acessibilidade para deficientes, a fim de conduzir pacientes agendados à policlínica da região.

Na policlínica em Teixeira de Freitas foram investidos R$ 23 milhões, entre construção, equipamentos e mobiliário. A unidade terá equipamento de última geração para realização de exames em 18 especialidades médicas, como ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, ecocardiografia, eletroencefalograma, endoscopia e colonoscopia. Também serão realizados procedimentos de vasectomia, cauterização, pequenas cirurgias e cuidados com o pé diabético, além de biopsias de mama, tireoide, próstata, de pele, gastroenteral, entre outras.

Como funciona a Policlínica Regional

As policlínicas são resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e os municípios formados pelos Consórcios Públicos de Saúde. Nelas não serão atendidas urgências e emergências e nem qualquer tipo de demanda espontânea. O atendimento será feito por meio de um agendamento prévio, realizado pelas secretarias da Saúde dos municípios que fazem parte do Consórcio que administra a unidade.

O secretário estadual da Saúde, Fábio Villas-Boas, ressalta que o paciente encaminhado para a policlínica localizada em sua região deverá permanecer em acompanhamento com a equipe de Atenção Básica do município onde mora. O objetivo é levar atendimento especializado e exames de alta complexidade ao interior, evitando, com isso, que os pacientes se desloquem para os grandes centros urbanos em busca desses serviços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui