Nesta quarta-feira, 23 de agosto, bombeiros militares concluíram uma operação heroica de resgate no interior de Itamaraju. Dois cães estavam presos no alto de um morro há oito dias.
Os integrantes do 18º Batalhão de Bombeiros Militar/Teixeira de Freitas foram acionados e se deslocaram para o Assentamento Toca da Onça, entre Pirajá e Piraji. Segundo populares, os animais já estavam há oito dias presos no local.
Diversos equipamentos, incluindo o drone Carcará 18.1, foram empenhados na missão, dadas as peculiaridades do local de difícil acesso, sendo que a operação se encaminhava para o segundo dia.
Foi preciso abrir um longo caminho pela mata, com o uso de facões e lâminas, o que provocou um grande desgaste nos componentes da equipe.
Chegando ao topo do lajedo de 350 metros de altura, iniciaram a montagem de um sistema de descida de um integrante da equipe e acesso ao local onde estavam os animais. No decorrer da abordagem, toda a corda disponível (aproximadamente 200m), não foi suficiente para realizar a operação.
Sendo assim, com o uso do drone, foram realizadas buscas e mapeamento de toda área para facilitar o resgate. Logo, foi traçado o planejamento para realizar a ocorrência e subido o morro até o ponto estratégico.
Em seguida, foi montado um novo sistema de ancoragem e via de descida para rapel, totalizando 400 metros de corda, sendo realizado de maneira eficiente e técnica.
Os animais foram resgatados e entregues ao proprietário, o senhor Santos Alves de Souza, morador do Assentamento. Após êxito na missão, a guarnição retornou à sede do BBM.
Pelas redes sociais, o Batalhão reiterou:
“Atuamos com determinação e habilidade, atitudes que foram fundamentais para o sucesso dessa missão. O amor pelos animais e o compromisso com a segurança da comunidade são valores que nos orgulham como corpo de bombeiros. Essa história é um lembrete de que estamos sempre prontos para proteger e servir“, via Instagram.