“Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar.” (1 Coríntios 9.26)
Você tem boa memória? Você tem uma memória boa? Uma é a capacidade de lembrar-se e outra, a capacidade de lembrar o que deve ser lembrado. Um dos males que afetam nossa memória é a capacidade de lembrar-se do que deveria ser esquecido e outro é a fraqueza de esquecer-se do que deveria ser lembrado. Nessas condições temos uma memória que não funciona para nos ajudar. A maioria de nós não seria capaz de dizer as lições que nos foram ensinadas no último domingo, se participamos de alguma reunião de reflexão bíblica. Quantos textos bíblicos já lemos, quantos ensinos ouvimos, quantas vezes algo de grande valor espiritual ficou claro para nós, mas depois passou, esquecemos!
Na parábola do semeador Jesus da semente que é lançada, mas fica à beira do caminho e logo é perdida. Vem Satanás e a leva embora. Isso abre uma possibilidade: talvez nossa fraca memória para aprendizados de valor espiritual seja algo relacionado a ação de Satanás em nossa vida. Paulo disse que sabia mundo bem porque corria e porque lutava. Certamente que Satanás não deseja que tenhamos essa lucidez. O Reino de Deus tinha lugar objetivo e prático na vida de Paulo. Sua fé interferia no seu dia. O mesmo deve acontecer conosco. Não devemos nos acomodar a uma forma automática de praticar a fé cristã. Devemos interromper o ciclo de ouvir e esquecer, que torna nossa semana tão distinta do nosso domingo. A palavra de Deus é preciosa demais para deixarmos que seja roubada.
Certamente que você já definiu objetivos na vida e é bem provável que, com dedicação de tempo e esforço, tenha alcançado alguns ou muitos deles. É assim que pessoas passam em concursos, ingressam em faculdades, alcançam melhores condições físicas, aprendem uma nova língua, adquirem bens. E quanto à sua caminhada cristã? Quais os seus objetivos? Pelo que tem se esforçado e lutado? Que parte de sua agenda revela seu compromisso cristão? Que parte de suas finanças serve aos propósitos do Reino? Qual a sua luta em relação ao Reino de Deus? Estas perguntas tem valor. Não as esqueça. Procure responde-las e use-as para avaliar a si mesmo. O seu bem estar é parte da vontade de Deus, mas seu serviço e dedicação ao Reino de Deus também.
ucs