Vice-presidente do Egito sobrevive a tentativa de assassinato, diz TV

Dois guarda-costas de Omar Suleiman foram mortos, segundo a Fox News. Governo dos EUA confirma incidente, mas o do Egito desmente

Vice-presidente do Egito sobrevive a tentativa de assassinato, diz TVO vice-presidente do Egito, Omar Suleiman, sobreviveu a uma tentativa de assassinato, informou neste sábado (5) a rede de TV americana Fox News.

Segundo o relato, homens armados atiraram contra o comboio em que ele estava viajando, matando dois de seus guarda-costas.

O governo dos EUA teria confirmado a veracidade do relato, segundo a Fox, mas o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs não comentou o caso.

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, disse em Munique, na Alemanha, que os relatos sobre a tentativa de assassinato mostram em “relevo muito claro” os desafios do impasse político que paralisa o Egito.

Fontes do governo egípcio, no entanto, negaram a tentativa de assassinato.

Suleiman foi nomeado no final de semana passado, em uma tentativa do contestado presidente Hosni Mubarak apaziguar os ânimos com a oposição, que pede sua saída do governo, depois de 30 anos no poder.

Suleiman é apontado como o provável interlocutor com os diversos grupos da oposição para uma iminente transição de poder no país, que já enfrenta 12 dias de protestos nas ruas.

As potências, lideradas pelos EUA, pressionam para que o país tenha uma transição política imediata, embora Mubarak tenha dito que só deixa o poder no final do seu mandato, em setembro.

Mas, em meio ao caos político, já há sinais de que diálogos para uma possível transição estariam começando.


Fonte: G1, com agências internacionais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui