“O silêncio do quarto é arranhado apenas pelo som estertoroso da respiração de Rodrigo. Flaviano contempla o rosto do pai e se vê nele como num espelho.”
Como é bom o velho Érico Veríssimo. Esse é um trecho do Arquipélago, parte 3 do Tempo e o Vento. Imperdível. Na Biblioteca Municipal tem.
Sobre a revolução
“A verdadeira revolução acontece quando mudam os papéis e não apenas os atores.” (Gabriel Cesbran, escritor francês.)
No decálogo de como fazer a revolução, essa é uma verdade definitiva.
Casa
Na rua 10, Urbis 3, a casa 20 ganha placa de VENDE-SE. Motivo? Ingratidão e desrespeito. Isso, além de mil motivos mais, entre eles desfastio de pevide.
São as voltas naturais do mundo.
Mais Médicos
A chegada dos 9 médicos estrangeiros do programa federal Mais Médicos, traz alento para nossa população carente e sofrida. Os médicos chegantes são generalistas e exclusivamente de PSFs. Chegam para atuar nos postos,atendendo a uma população que vive entregue às “doenças da miséria” em sua maioria. Boa iniciativa de João Bosco.
Bienvenindos.
Proteção
Polícia, Judiciário, Ministério Público, entre outros, são organismo de aplicação da boa justiça e proteção do povo. Quando esses órgãos, ou algum deles, começam compulsivamente, não se sabe a mando de quem ou de quê, a perseguir o cidadão, descaem para os rebordos da ditadura e do poder discricionário, fugindo de suas funções para servir apenas à suas idiossincrasias.
Além de prática injusta, tornam-se indigno e falsos à sua missão.
Indignidade
O jornal Tribuna da Imprensa, que foi de Lacerda e hoje seria do velho Hélio Fernandes, vive apenas com sua edição online. Hoje um simples blog, continua a sair à custa de leitores, que contribuem mensalmente para sua sobrevivência. A edição impressa, perseguida pela censura da Revolução, não suportou as perdas e fechou as portas. Há muitos anos ganhou a indenização que demandava na justiça contra o governo. Ganhou a causa, que permitiria a sua ressurreição, mas o governo, amparado em mais e mais recursos, se recusa a pagar. Hélio Fernandes, que passa dos 90 anos, não deve ver seu jornal de volta ao prelo.
É essa a Justiça brasileira?
Fechando com José Marti
Em homenagem aos médicos cubanos, versos do grande poeta José Marti:
“Yo te quiero, verso amigo,
Porque quando sientoel pecho
Yamuycargado y deshecho,
Parto la carga contigo.”
GARCIA LORCA
“Verde que te quero verde
Sob a lua gitana
As coisas a estão olhando
e ela não pode olhá-las.”
Atualmente, as coisas que não vemos nos vigiam.
E dominam.