Na tarde desta quarta-feira (8), o governador Jerônimo Rodrigues esteve em Vereda, a convite do prefeito Manrick Teixeira. A cidade, que tem pouco mais de seis mil habitantes, foi palco de uma grande celebração ao receber um aporte de R$ 7 milhões em investimentos do Governo do Estado.
Durante a visita, Jerônimo se reuniu com representantes da cadeia produtiva do leite e seus derivados. O setor tem recebido um impulso significativo de qualidade através do Consórcio Construir, presidido por Manrick, legalizando e reconhecendo os produtos.
O governador reconheceu a qualidade dos produtos ao receber itens como brindes. Ele também anunciou propostas de fomento que favorecem o aumento da produtividade na cadeia ligada ao leite, envolvendo a agricultura familiar, alimentação escolar, entre outras.
“Não vai ser uma canetada que se resolve problema de cadeias produtivas, e a cadeia do leite é uma das mais complexas que existem até chegar à comercialização, em especial, os queijos“, comentou.
O prefeito de Vereda e presidente do Consórcio Construir, Manrick Teixeira, expressou sua gratidão e destacou a importância da cooperação.
“Chegamos até aqui porque juntou esforços esses guerreiros, juntou o poder público. Falei com Jeandro que a gente precisava fazer aqui uma cooperativa grande dos queijeiros. Nós precisávamos pegar essas queijarias que estão clandestinas, essa queijaria que está precisando de estruturação e nós vamos dar a mão pra quem quer realmente produzir com qualidade”, lembrou Manrick.
Alessandra Barros, diretora executiva do Consórcio Construir, destacou a importância do momento para a história do extremo sul da Bahia e, principalmente, para o produtor rural.
“Hoje é mais um momento ímpar para a história do extremo sul da Bahia e principalmente para o produtor rural, para o homem do campo. Nós estamos vindo de uma gestão que conseguiu levar o produtor do campo, o produtor da agricultura familiar, da agricultura regional até a cidade”, afirmou Alessandra.
Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR, reforçou a importância da cadeia produtiva do leite, que é com o extremo sul da Bahia. “Se a gente pegar os grandes números de produção do leite da Bahia, Bahia é o sétimo maior produtor do leite. O extremo sul com o centro e 12, 13% na produção do leite da Bahia. A gente tem mais de 98 mil estabelecimentos rurais que produzem o leite da Bahia. 80% deles são da agricultura familiar e aqui no extremo sul tem destaque”, disse.
Sérgio Porto, proprietário do Recanto do Queijo e representante dos queijeiros, ressaltou a dificuldade inicial, mas também a satisfação em ver os produtos chegando aos mercados.
“A gente é pequeno, a gente está iniciando agora com a caminhada aqui, para gente é muito difícil, mas já começando a ter facilitação em relação ao consórcio para conseguir chegar nos mercados”, disse Sérgio.
Carmilton Cardoso, produtor e queijeiro de Medeiros Neto, da Cabana do Queijo, expressou sua gratidão e falou sobre a riqueza da Bahia.
“Na realidade, a Bahia é rica, de muitos tesouros e porém faltam ser descobertos. Nessa área que estamos agora está sendo descoberto os queijos, muitos queijos premiados aqui, principalmente no extremo do Sul da Bahia, e nós queijeiros estamos recebendo muito apoio por parte do Governador do Estado, por parte do consórcio construir, o Sebrae, o Senar, com as assistências técnicas, os sindicatos rurais, a gente não pode esquecer os cursos de capacitação. Você conseguir uma premiação é fácil, para você manter essa premiação que é difícil”, disse Carmilton.
Mais fotos!