Vereador Sargento Berg apresenta Anteprojeto de Lei propondo o Programa Municipal Universidades para Todos

Vereador Sargento Berg apresenta Anteprojeto de Lei propondo o Programa Municipal Universidades para Todos
O vereador Sargento Berg. Foto: Arquivo/OSollo

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas desta quarta-feira (26), o vereador Wildemberg Soares Guerra, o “Sargento Berg” (PSDB), apresentou a Indicação Legislativa nº 527/2019 com Anteprojeto em anexo, solicitando ao prefeito municipal, que seja encaminhado à Câmara Municipal, Projeto de Lei que altera a Lei 455/2008, instituindo o Programa Municipal Universidades para Todos (Promut), sob a responsabilidade do Comitê Gestor, destinado à concessão de bolsas de estudo integrais, para estudantes de cursos de graduação, sequenciais de formação especifica, pós-graduação e ensino a distância (EAD) em instituições de ensino superior da cidade de Teixeira de Freitas.

Pela proposta do vereador Sargento Berg, as bolsas de estudo integrais para os cursos de graduação e sequenciais de formação especifica, serão concedidas aos cidadãos teixeirenses, não portadores de diploma de curso superior, cuja renda familiar mensal não exceda o valor de até 2 salários-mínimos, conforme o Inciso 2º do Artigo 1º do Anteprojeto.

Onde a demanda será definida pelo Comitê Gestor e as bolsas serão também concedidas exclusivamente, aos servidores efetivos municipais, inclusive com prioridades a se considerar pelo Poder Executivo, independente da renda a que se refere o Inciso 2º do Artigo 1º do Anteprojeto apresentado.

Para o vereador Sargento Berg, o fato é que, hoje, o setor privado responde por cerca de 75% do total de alunos matriculados em cursos de graduação. A forte expansão da matrícula verificada ao longo das últimas décadas, quadruplicando o número de alunos nas faculdades e universidades.

A despeito desse avanço, ainda hoje pouco menos de 18% dos jovens de 18 a 24 anos têm acesso ao ensino superior, quando a meta do Plano Nacional de Educação é chegar a 33% desse público. Razão pela qual, destaca o Sargento Berg, tomou a iniciativa de apresentar o presente Anteprojeto de Lei, onde conseguiu introduzir condicionantes importantes para elegibilidade dos beneficiários das bolsas de estudos previstos, tal como hoje ocorre no Prouni.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui