Vereador defende que garis e repórteres tenham prioridade para testes rápidos

Vereador defende que garis e repórteres tenham prioridade para testes rápidos
O vereador Sargento Berg. Foto: Ascom/CMTF

Na primeira sessão ordinária pelo Sistema de Deliberação Remota da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas da última quarta-feira (17), o vereador Wildemberg Soares Guerra, o “Sargento Berg” (PSDB) teve aprovada a Indicação nº 208/2020.

Ele solicita ao prefeito municipal que seja realizado, em caráter de urgência, testes SUAB ou rápido nos trabalhadores que realizam a coleta de lixo da cidade e, também, a todos os profissionais da imprensa que realizam serviço de reportagem de campo em Teixeira de Freitas.

O intuito é verificar se há entre eles algum infectado com o coronavírus (covid-19), considerando que estes respectivos profissionais são essenciais para atender as demandas locais e que estão na linha de frente ao atendimento da população em geral.

De acordo com o vereador Sargento Berg, os testes deverão ser aplicados não tão somente nos profissionais de imprensa e profissionais da limpeza pública, como também em todos os profissionais da área da saúde e de segurança pública, que são grupos mais expostos à transmissão do coronavírus (covid-19).

Por isso, terão prioridade na testagem os trabalhadores que atuam nos postos de saúde, nos serviços de urgência, emergência e internação, trabalhadores da área de segurança pública e os contatos domiciliares desse público, ou seja, as pessoas que moram na mesma residência.

Segundo o vereador Sargento Berg, além dos profissionais da limpeza e da comunicação social, principalmente repórteres de campo, a recomendação é testar pessoas sintomáticas, que façam parte de uma das seguintes categorias: trabalhadores de serviços de saúde em atividade; trabalhadores de serviços de segurança pública em atividade; e pessoa com diagnóstico de Síndrome Gripal, que resida no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança em atividade.

O parlamentar alerta, que o tempo de incubação do vírus é um fator crucial para a eficácia da testagem, uma vez que pessoas com a doença, mas que ainda não tenham manifestado sintomas podem ser infectadas por pessoas que estejam no período assintomático da doença.

O vereador Sargento Berg ainda obteve a aprovação da Indicação Legislativa nº 209/2020, requerendo ao prefeito municipal que realize a ampliação do canal de vazão de água pluvial no bairro Kaikan, localizado na Rua Topázio, esquina com a Rua Turquesa, na zona sul da cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui