VERDADE E MISSÃO

“Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: ‘Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará’.” (João 8.31-32)

Quando o nosso “sim” é de fato “sim”, é verdadeiro, quando nosso “não” e de fato “não”, é verdadeiro, somos livres! (Mt 5.37) Quando o que dizemos é verdade, somos livres. A mentira nos aprisiona, nos mantém infantis como seres humanos. A mentira não se sustentará para sempre. Num mundo baseado em mentiras, a mentira tem boas chances, mas não será perene. Ela jamais compensará, jamais cooperará com a vida! A verdade permanecerá para sempre. Há um poder próprio na verdade: a verdade liberta. O Evangelho é verdade. Fala de pecado, amor, perdão, redenção e condenação. É tudo verdade. O Evangelho enfrenta muitos inimigos, todos associados à mentira: dogmas, doutrinas e teologias, assim como filosofias, certas visões da ciência, sistemas financeiros e movimentos sociais. E a lista não termina aí! Mas ainda que demore, a mentira se revelará mentira e a verdade, verdade!

Todos nós estamos em risco diante ação da mentira. Todos nós somos assediados por ela. Ela é convincente. Ela sabe como explorar nossas fraquezas e é sempre sedutora. Ela se faz do que for preciso para encontrar um campo de intercessão com nossa alma, nossos anseios e desejos. Jesus disse que o Diabo é o pai da mentira. Não subestime a competência dele para criar suas filhas! Somente com a ajuda de Deus superaremos a mentira. Sem Deus não temos chance! Precisamos da ação do Espírito Santo para nos abrir os olhos. Ele pode nos convencer do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.7-8). “Nem tudo que reluz é ouro!”, costumamos dizer, adoramos um brilho! Porque gostamos, nos agrada, nem cogitamos na possibilidade de estarmos sendo enganados por nosso coração, nossa visão estreita, nosso hábito de olhar para vida de forma superficial e maniqueísta. Cantamos “eu sou livre”, mas corremos o risco de uma das piores escravidões: a que nos ilude com mentiras que nos parecem verdades!

Precisamos nos calar mais e orar mais. Precisamos perder a pressa em nossos julgamentos e pedir a Deus que nos faça ver melhor. Precisamos avaliar a nós mesmos e assim nos certificar de que não somos uma contradição ao Evangelho. Às vezes somos, e nem percebemos. A verdade liberta. Toda verdade liberta. Mas o Evangelho liberta como nenhuma outra verdade. Devemos ter cuidado, pois não basta ser verdade para nós. É preciso que seja verdade para além de nós. Nossas verdades pessoais nos colocam em conflito com os outros. A verdade para além de nós nos envia ao outro, nos faz embaixadores da reconciliação com Deus, pois é válida e libertadora para todos nós. Produz vida em todos nós. Repreende a todos nós. Questiona a todos nós. E é destinada a todos nós. Todos nós temos direito à verdade. Se em nome da verdade torno-me inimigo e não embaixador, certamente não se trata da verdade do Evangelho ou diz dele uma mentira, por torna-lo “minha verdade”. Que conheçamos a verdade e embaixadores da reconciliação!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui