Como a cobertura florestal nas bacias hidrográficas da área de influência da Veracel está evoluindo? Esta é a resposta que o processo de Monitoramento Independente da Cobertura Florestal de bacias do Sul e Extremo Sul da Bahia buscará responder. Para a contratação deste estudo, a Veracel Celulose S.A. lança o edital para a primeira etapa do Monitoramento. Esta iniciativa está sendo realizada em conjunto com o Fórum Florestal do Sul e Extremo Sul da Bahia, o Subcomitê da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica do Extremo Sul da Bahia e o Conselho Gestor do Mosaico de Áreas Protegidas do Extremo Sul da Bahia.
A Veracel irá financiar o processo e é objeto desta licitação a seleção da melhor proposta técnica e comercial para a elaboração do Estudo de Evolução Temporal da Cobertura Florestal das bacias setentrionais do Extremo Sul da Bahia, incluídas na RPGA IV – Região de Planejamento para Gestão de Águas dos rios Santo Antônio, João de Tiba, Buranhém, Frades, Caraíva, Queimado e microbacias de pequenos rios litorâneos. A Região de Monitoramento inclui também as cabeceiras do rio Buranhém, em Minas Gerais, o Conjunto das Serras de Itamaraju e trechos da porção baiana das bacias dos rios Jequitinhonha e Pardo, nos municípios onde existam plantios da Veracel, bem como nos municípios a jusante destes.
Dentre os que podem se candidatar, estão instituições de ensino e pesquisa, organizações não governamentais ou consórcios. Para facilitar a participação e oportunizar a capacitação e transferência de conhecimentos para agentes e organizações locais o prestador de serviço selecionado deverá estabelecer escritório de trabalho na região.
Confira todos os detalhes no edital e anexos disponíveis aqui.
Fonte: Ascom da Veracel Celulose