A Veracel, por meio de sua frente de parcerias florestais, o Programa Aliança, fechou o primeiro semestre de 2023 com renovação total com os parceiros que tiveram suas plantações de eucalipto colhidas para a companhia neste ano. Ao todo, são 627 hectares de parceria renovadas e mais 284 hectares de novas áreas, que chegam para ampliar a base florestal da empresa e trazer ainda mais negócios e desenvolvimento para a região Sul da Bahia.
“Estas renovações demonstram o quanto os produtores rurais aprovam a parceria com a Veracel, que propicia ao produtor um negócio seguro e com rentabilidade garantida, além da valorização de sua propriedade com investimentos de infraestrutura no entorno”, destaca José Henrique do Nascimento Junior, gerente de Negócios Administração Terras da Veracel.
As melhorias trazidas por essas parcerias também se traduzem em desenvolvimento para a região e mais oportunidades de negócios. Além disso, a expansão da base florestal da Veracel propicia o crescimento do mercado de trabalho local. A estimativa é de que 100 empregos novos sejam gerados para cada 1 mil hectares de eucalipto.
No balanço do primeiro semestre, a companhia também registrou um marco importante: a passagem das primeiras remessas de madeira pela nova ponte sobre o Rio Jequitinhonha. Uma construção realizada pela empresa em parceria com o Governo do Estado e que visa a trazer mais rentabilidade, ao encurtar a distância entre as áreas de plantio e a fábrica da companhia, além de benefícios para toda a região.
Atualmente, a empresa tem mais de 100 mil hectares de área total de plantio de eucalipto. Com diferentes perfis de parcerias com produtores rurais, a Veracel possui mais de 180 contratos vigentes, sendo que alguns deles já têm mais de 20 anos, ou seja, três ciclos de plantio.
Desde o início deste ano a companhia também dispõe de uma nova modalidade de negócio para os produtores rurais, com a adesão ao programa de Integração Lavoura – Pecuária – Floresta (ILPF). A opção integra diferentes sistemas produtivos dentro de uma mesma área, diversificando as atividades econômicas da propriedade.
“Além de oferecermos diversas opções de negócios e ampla assistência técnica aos produtores parceiros, plantamos e colhemos com o que há de mais novo em tecnologias, buscando alta produtividade, de forma sempre alinhada ao cuidado com a terra, com os recursos naturais e com o meio ambiente”, finaliza o gerente.
A empresa tem como política de negócio manter, para cada hectare de eucalipto, um hectare de Mata Atlântica preservada.