
Nesta terça-feira (18), a Veracel Celulose e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizaram o evento “Almoço no Campo”, reunindo produtores rurais, representantes do setor gastronômico e autoridades para destacar a importância da agricultura familiar no Sul da Bahia.
O encontro, que aconteceu na sede da Associação de Produtores Rurais Unidos Venceremos (Aprunve), em Porto Seguro, teve como principal atração um cardápio elaborado pelo renomado chef Salmo de Oliveira, utilizando exclusivamente insumos regionais.

Comandando há 13 anos o Bistrô d’Oliveira, em Arraial d’Ajuda, o chef Salmo de Oliveira destacou a qualidade dos produtos da agricultura familiar, ressaltando que ingredientes locais podem agregar valor à gastronomia e criar experiências autênticas para os consumidores. O evento serviu também como um aquecimento para o 5º Festival Gastronômico Raízes de Porto Seguro, que acontecerá entre 11 e 30 de abril e contará com uma nova categoria: os cafés da manhã na hotelaria.
Fomento à agricultura familiar
A Veracel investe aproximadamente R$9 milhões anuais em projetos que fortalecem a agricultura familiar na região, oferecendo suporte técnico e promovendo a autonomia econômica das comunidades locais.

Para Virgínia Camargos, coordenadora da RPPN da Veracel e representante da diretoria de sustentabilidade da empresa, a parceria com os produtores é fundamental. “Uma associação fortalecida, produzindo muito bem na terra, ou seja, verdadeiros cientistas da terra. Porque quem trabalha com a terra é cientista“, afirmou. Ela também ressaltou que a Veracel busca levar a agricultura familiar da Bahia para o mundo.

O gerente regional do Sebrae, Alex Brito, reforçou a importância do evento como um momento de conexão entre produtores e o mercado gastronômico. “A proposta é criar relacionamento, conexão, proximidade. Sobretudo este ano, em que inserimos mais uma categoria no festival gastronômico“, afirmou.
De acordo com a Veracel, a área da Aprunve abriga cerca de 100 famílias de agricultores, responsáveis por uma produção diversificada de mais de 50 itens, com destaque para café e cacau. Parte significativa desses produtos é comercializada em feiras municipais e destinada ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal. Está localizada na zona rural de Porto Seguro, próxima ao Parque Nacional do Pau-Brasil.

A comunidade também conta com a Associação de Mulheres Produtoras Rurais Agroecológicas (Ampra), conhecida como Mulheres Guerreiras. Elas produzem geleias, sequilhos, bolos, pães, salgados, doces e chips, entre outros itens, todos feitos com ingredientes cultivados localmente e vendidos sob encomenda.
A Aprunve é apoiada pela Veracel por meio dos projetos de desenvolvimento da agricultura familiar mantidos pela empresa, que já contribuiu com a comunidade com o fornecimento de suporte técnico especializado, doação de kits de irrigação, equipamentos agrícolas e insumos, além de contribuições para melhorias logísticas e de infraestrutura nos negócios dos produtores. A associação é uma das mais de 30 comunidades de agricultura familiar impulsionadas pela empresa na região, em iniciativas que beneficiam mais de 1.500 famílias.

“Nosso compromisso com a agricultura familiar é fortalecer essas comunidades com profissionalização da produção, ampliação de mercados e geração de mais renda e autonomia para as famílias. Também criamos oportunidades para dar mais visibilidade aos produtores apoiados pela empresa. Nosso propósito neste encontro é reforçar essa missão da Veracel, destacando a qualidade dos produtos locais, conectando os agricultores a novas oportunidades e promovendo um desenvolvimento sustentável para toda a região“, afirma Alexandre Campbell de Mendonça, gerente de Responsabilidade Social e Comunicação da Veracel Celulose.

“A parceria e eventos como este são muito importantes para o desenvolvimento da nossa comunidade e para que possamos alcançar novos mercados“, afirmou Ronilson Rodrigues da Silva, presidente da Associação de Produtores Rurais Unidos Venceremos.
Impacto econômico e social

O evento também teve a participação de representantes de entidades parceiras e do setor público. Alexandre Fonseca, secretário-adjunto da Secretaria de Turismo de Porto Seguro, destacou a relevância da iniciativa para a economia local. “Fortalece a nossa economia, a nossa agricultura familiar, fazendo com que tudo o que é produzido seja consumido dentro do nosso município. Cada vez mais vamos incentivar esse tipo de atividade“, afirmou.

Para Wilma Sena, analista de responsabilidade social da Veracel, a Aprunve é um exemplo de comunidade que conquistou independência econômica com o apoio da empresa. “Hoje eles estão no ponto de alavancagem, comercializando seus produtos em mercados e feiras. Esse evento é uma abertura para o mundo dessa comunidade“, explicou.
Aproximação entre produtores e gastronomia

A conexão entre pequenos produtores e o setor gastronômico também foi enfatizada por Carla Córea, gerente assistente do Senac de Porto Seguro. “Para nós do Senac, valorizar a agricultura familiar é essencial. A participação dos assentamentos nos festivais gastronômicos dá um ar de alegria maior“, comentou.

Alex Di Pasquale, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, pontuou a importância da integração entre produtores e empresários. “O empresário de bares e restaurantes precisa do produtor local para oferecer uma experiência gastronômica inesquecível aos turistas“, afirmou.

Marinei Pinheiro, representante da Associação de Mulheres Produtoras Rurais Agroecológicas (AMPRA), agradeceu o apoio das entidades envolvidas e destacou a força do trabalho coletivo feminino na agricultura.
O “Almoço no Campo” se soma a diversas iniciativas da Veracel e do Sebrae para incentivar a inclusão socioeconômica de pequenos produtores, fortalecendo a economia regional e impulsionando a valorização dos produtos locais no mercado gastronômico.

Equipe de Turismo da prefeitura de Porto Seguro: Dinha Malacarne e Alexandre Fonseca





































____________
Com colaboração: Antônio Carlos/OSollo