Em função do grande número de denúncias sobre pessoas que estariam fazendo cadastramento de famílias para criação de assentamentos ou doação de terras da Veracel Celulose, a empresa vem a público esclarecer que:
1– A Veracel não faz e não autorizou ninguém em seu nome fazer qualquer tipo de cadastramento ou pesquisa sobre doação de terra.
2– A empresa não perdeu a posse de nenhuma de suas propriedades em processos judiciais ou administrativos.
3– Conforme a Legislação Brasileira, terras invadidas não podem ser consideradas elegíveis para desapropriação e reforma agrária.
4- As pessoas que praticam invasão e destroem plantios, mata nativa e benfeitorias em propriedade alheia podem ser indiciadas por crimes, mesmo aquelas que alegarem desconhecer a Lei ou a intenção de quem os aliciou para tal ação.
5- Ao oferecer nome e CPF, o cidadão pode estar comprovando sua ligação com uma prática criminosa ou se tornar vítima de uma fraude.
6– A empresa sempre tomará todas as medidas legais necessárias para fazer valer seu direito de propriedade.
Segundo relato das denúncias, os aliciadores usam o nome da Veracel, de políticos, de órgãos públicos ou de movimentos sociais. Com argumentos diferentes, sempre negam ou não informam que se trata de prática de invasão e vandalismo contra o patrimônio alheio.
A Veracel Celulose lamenta que a carência social de alguns seja manipulada pela má fé de outros, mas é importante que os cidadãos desconfiem de promessas e verifiquem as informações antes de tomar qualquer decisão.
Para outros esclarecimentos, Fale Conosco: www.veracel.com.br ou pelo correio via Caixa postal 23 CEP 45820-970
Fonte: Ascom da Veracel