Às vésperas de completar cinco anos de operação industrial, a empresa Veracel Celulose S.A, Eunápolis/BA, atingiu a marca de produção acumulada de 5 milhões de toneladas de celulose. De acordo com o diretor industrial da Veracel, Walter Martins, esse resultado se deve, principalmente, “a experiência e capacitação dos nossos profissionais, aliado, entre outros fatores, ao projeto bem conceituado, comissionamento bem executado e a equipamentos de última geração”, destacou Martins.
Esse marco de produção é motivo de comemoração, pois além da busca pela produtividade e qualidade, mantendo a celulose 100% certificada pelos critérios e normas ISO 14001, FSC e Cerflor, a marca das cinco milhões de toneladas também significa a superação dos desafios de implantação de um projeto sustentável uma região sem histórico industrial de grande porte.
A Veracel Celulose é um projeto integrado de produção de celulose branqueada a partir da fibra curta de eucalipto. Suas atividades são desenvolvidas no Extremo Sul da Bahia e é composta pelo plantio de eucalipto, a produção de celulose e a logística de escoamento do produto.
Aqui, onde o Brasil começou, desde os primeiros plantios iniciados em 1991, a atividade da empresa proporcionou à economia regional mais uma alternativa de desenvolvimento. Até 2005, quando a fábrica de celulose foi inaugurada, a região não contava com investimentos e recursos de uma grande empresa. O início da produção da fábrica representou um incremento na economia, gerando renda, emprego e recursos para os governos municipais, estaduais e federal por meio de impostos.
Hoje, a Veracel é responsável pela geração de mais de três mil vagas de empregos permanentes. Destes, todos os trabalhadores moram na região e maioria absoluta é oriunda dos municípios da área de influência da empresa. Para garantir que este número seja cada vez maior, como a atividade da Veracel exige profissionais com qualificação específica, foi necessário criar programas locais de formação, como os cursos de Operadores de Máquinas Florestais e de Técnicos em Celulose, o que permite priorizar a contratação de pessoas da região.
Entre outras ações, a empresa se destaca na área ambiental, por ser um indústria autosuficiente em geração de energia de fonte renovável; promover mais de 80% de reciclagem de resíduos gerados no processo produtivo, além de destinar 114 mil hectares de área para proteção ambiental. Dos quais, cerca de nove mil hectares são Áreas de Alto Valor de Conservação, incluindo a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel, onde são desenvolvidos importantes projetos de pesquisa e educação ambiental.
Fonte: Ascom da Veracel Celulose